![]() |
PRF/Divulgação |
47 comprimidos de "rebites" foram encontrados com o caminhoneiro de 29 anos; Análise do tacógrafo confirmou o descumprimento da Lei do Descanso
Na tarde da última quinta-feira, 04 de setembro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um caminhoneiro estacionado sobre a faixa da esquerda e dormindo dentro da cabine. A ocorrência foi registrada na BR-101, em Barra Velha (SC).
Após várias batidas repetidas na porta, o motorista acordou e tirou a carreta da pista. No bolso da bermuda haviam 47 comprimidos de anfetamina, substância popularmente conhecida como “rebite” e utilizada com inibidora do sono. Questionado, o homem de 29 anos confessou ter ingerido dois comprimidos nas últimas 24 horas para tentar se manter acordado.
A concessionária da rodovia informou que o mesmo motorista já havia sido acordado momentos antes, a 64 quilômetros de distância, no mesmo estado de cansaço. A análise do tacógrafo confirmou que ele não havia cumprido o período mínimo de 11 horas de descanso nas últimas 24 horas.
Diante dos fatos, o caminhoneiro foi enquadrado no crime de porte de drogas para consumo. Ele assinou um termo em que se compromete a comparecer a uma audiência judicial, quando for intimado. A droga foi apreendida e encaminhada para a delegacia de Polícia de Barra Velha (SC). Um responsável pela empresa proprietária do veículo foi informado sobre o ocorrido e um novo motorista compareceu para assumir a direção do veículo.