DAF Caminhões
Facchini
Extrapesados VW

PRF flagra caminhões com excesso de peso e outras irregularidades em Santa Catarina

Agente da PRF em frente a um caminhão traçado abordado
PRF/Divulgação

Caminhões carregados de brita foram abordados na BR-282; tacógrafo vencido, faróis queimados; pneus carecas e descumprimento da lei do descanso estão entre as irregularidades

Na última quarta-feira, 03 de setembro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou dois caminhões basculante com excesso de peso e diversas outras irregularidades, circulando pela BR-282, em Pinhalzinho (SC) e Nova Itaberaba (SC).


O primeiro caminhão abordado circulava com faróis queimados, sem lona de proteção para a carga, sem faixas laterais refletivas e com o tacógrafo vencido. Carregado de brita, o veículo também apresentava 8 toneladas de excesso de peso. Além disso, o motorista não comprovou ter realizado o descanso mínimo obrigatório.


Já o segundo caminhão abordado, também carregado de brita, apresentava 11 toneladas de excesso de peso. O veículo também estava com faróis queimados, tacógrafo vencido, sem lona de proteção na carga, placa sem visibilidade, para-brisa trincado e ainda quatro pneus carecas. O motorista também não comprovou a realização do descanso mínimo obrigatório.

Diante dos fatos, todas as atuações cabíveis e previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foram aplicadas. Além disso, os dois caminhões foram retidos para regularização e transbordo da carga excedente.


Excesso de carga
Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, devido a redução da vida útil do pavimento, comprometimento da eficiência do sistema de freios e aumento considerável no risco de acidentes graves.

Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.


Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA