![]() |
J.B PHOTO/@domeuretrovisor23/Instagram |
Totalmente camuflado, novo extrapesado DAF foi flagrado em testes com rodotrem basculante nas operações da Martelli Transportes
Não há dúvidas que a DAF já trabalha atualização linha de caminhões extrapesados XF no Brasil. Para manter a trajetória sucesso que vem sendo construída ano após ano, a montadora sueca já está submetendo os novos modelos as testes nas principais operações do transporte brasileiro. Prova disso são os novos flagrantes que surgiram neste mês.
Registradas no interior do estado do Mato Groso, mais precisamente na região de Tapurah, as fotos revelam um extrapesado totalmente camuflado atrelado a um rodotrem basculante e em testes sob condições reais nas operações da Martelli Transportes, uma das principais transportadoras do agronegócio brasileiro. Apesar da camuflagem completa, é possível constatar que se trata de um novo extrapesado DAF, possivelmente um XF ou até mesmo um XG. Destaque especial para as linhas mais aerodinâmicas, modernas e futurísticas da nova cabine.
Oficialmente montadora não confirma uma data para o lançamento da nova geração no Brasil. Entretanto, considerando o investimento de R$ 950 milhões anunciado em maio deste ano e previsto para ser aplicado até 2029 na ampliação da fábrica e na inclusão de um novo modelo na linha de produção, o lançamento deve ocorrer dentro deste período. Vale lembrar ainda que teremos novas edições da FENATRAN em 2026 e 2028.
Sobre a nova geração de caminhões DAF
Revelada ao mercado europeu em 2021, a nova geração de caminhões DAF conta com três versões: XF, XG e XG+. Em total sintonia com a nova regulamentação do velho continente, os modelos contam com um cabine totalmente nova, prolongada em 160 mm na parte inteira e que prioriza de forma significativa a aerodinâmica e a segurança do motorista.
Quando comparado com as atuais versões Space Cab e Super Space Cab, o novo XF conta com 75 mm a menos de altura da cabine. Apesar disso, o extrapesado conta uma expressiva altura interna, que varia de 1900 a 2075 mm em relação ao piso da cabine.
Já para os clientes que buscam ainda mais conforto e espaço na cabine, a DAF oferece as versões XG e XG+. Os modelos trazem como principal diferencial, 330 mm a mais de comprimento na parte traseira da cabine e piso semi plano. A versão XG conta com uma altura interna que varia de 2025 a 2075 mm. Já a versão XG+ entrega até 2200 mm de altura interna em relação ao piso da cabine.
Em relação ao trem de força, a nova geração de caminhões extrapesados DAF conta com duas opções de motorização, sendo, PACCAR MX-11 (367 cv, 408 cv e 449 cv) e PACCAR MX-13 (428 cv, 483 cv e 530 cv), ambas combinadas com transmissões automatizadas XF TraXon.