![]() |
Scania/Divulgação |
Primeiro Scania nesta configuração no Brasil foi adquirido pela PowerLOG; Cabine R, tração 8x4, cubos redutores e engate dianteiro para 100 toneladas também estão entre os diferenciais do extrapesado
A Scania realizou nas últimas semanas, a entrega daquela que talvez seja um dos maiores e mais impressionantes caminhões já produzidos no Brasil, destinados ao transporte rodoviário de cargas indivisíveis. Trata-se de um Scania 560 R XT Super Heavy Tipper 8x4, adquirido pela transportadora paulista PowerLOG.
Fruto do TMA (Taylor Made for Application), sistema de produção modular da montadora sueca que possibilita o desenvolvimento de de caminhões que atendam com precisão as necessidades mais específicas de cada cliente, o gigante Scania 560 R XT Super Heavy Tipper 8x4 se destaca por contar com uma Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 250 toneladas.
Para superar todos os desafios que o transporte de cargas indivisíveis impõe a cada uma das operações, o extrapesado conta com tração 8x4, cubos redutores nos eixos traseiro, longarinas do chassi reforçadas e um poderoso engate dianteiro capaz de suportar mais de 100 toneladas de arrasto. Já o pacote de acabamento XT, completa a listra de atributos que elevam a robustez do cavalo mecânico.
Sob a cabine R, o Scania Super Heavy Tipper 8x4 conta ainda com o consagrado motor Euro 6 de 13 litros, 560 cv de potência e 2.800 Nm de torque, combinado com transmissão automatizada G33CM, além de freio de cabeçote CRB e freio hidráulico auxiliar Scania Retarder.
Além da atuação da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), todo o processo de desenvolvimento, desde o levantamento da necessidade até a entrega final do caminhão, também contou com o apoio do concessionária Escandinavia.
![]() |
Scania/Divulgação |
![]() |
Scania/Divulgação |