![]() |
DAF/Divulgação |
Lote é composto por 13 caminhões DAF CF Military com tração 8x8, cabines blindadas e combinados com semirreboques prancha
A DAF Trucks recebeu nas últimas semanas, uma nova encomenda de caminhões blindados do Exército Belga. A montadora de origem holandesa, será responsável pelo fornecimento de mais de 13 conjuntos formados por cavalos mecânicos e semirreboques pesados. O novo pedido, complementa uma encomenda anterior de 888 caminhões.
Em 2022, o Exército Belga realizou a encomenda expressiva de 636 caminhões com tração 4x4 para tarefas gerais de transporte e 243 caminhões com tração 8x8 para aplicações específicas (basculantes, transporte de contêineres e operações com guindastes). Mais tarde naquele ano, foi feito um pedido adicional de 9 cavalos mecânicos e semirreboques.
Batizados de PEVs (Veículos de Evacuação Protegidos), os 13 novos caminhões serão produzidos e fornecidos em parceria com a TATRA TRUCKS, na República Tcheca. Os caminhões DAF CF Military contarão com tração 8x8, motor PACCAR MX-13 de 12,9 litros e 460 cv de potência, além de cabines totalmente blindadas da TATRA ARMY VEHICLES. Já os semirreboques do tipo prancha rebaixada e extensíveis, serão entregues pela Broshuis. Com essas configurações, os conjuntos serão empregados em tarefas de transporte e evacuação de blindados, com por exemplo, tanques de guerra.
“O PEV, desenvolvido especificamente pela DAF para o Exército Belga, atende plenamente às nossas necessidades operacionais”, disse o Tenente-Coronel Jean-François Gennotte. “Para melhor adaptar o Exército ao atual contexto geopolítico, é essencial ter acesso a PEVs adicionais, totalmente idênticos, em um curto espaço de tempo. A DAF reafirmou nossa confiança, em parte graças à sua total transparência.”
“Estamos profundamente honrados em receber esta terceira encomenda do exército belga”, disse Harald Seidel, presidente da DAF Trucks. “Isso prova mais uma vez que a DAF – em colaboração com nossa parceira Tatra – oferece soluções de transporte de ponta, também para aplicações militares.”