![]() |
Gemini |
Pouco mais de 12 mil caminhões foram montados em todo o Brasil no sétimo mês do ano; exportações tem sido o principal impulsionador da indústria
Impulsionada pelo crescente volume de exportações, a indústria brasileira de caminhões encerrou o mês de julho, registrando crescimento em todos os comparativos. A informação é confirmada pelo balanço oficial da Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (ANFAVEA).
De acordo com o balanço oficial da entidade, 12,1 mil caminhões foram produzidos em todo o Brasil no mês de julho, alta de 6,8% em relação ao registrado no mês de junho quando 11,3 mil exemplares foram montados. Já no comparativo com julho de 2024, quando 11,9 mil caminhões foram montados, a indústria registrou agora uma leve alta de 1,3%.
Já no acumulado do ano, ou seja, de janeiro a julho, 78,4 mil caminhões foram produzidos em todo o país, o que representa um crescimento de 2,8% em relação ao acumulado registrado de janeiro a maio de 2024, quando76,3 mil unidades foram montadas.
Apesar dos números positivos registrados no sétimo mês do ano, a entidade prevê uma retração nos volumes de produção no restante de 2025. "No acumulado nós temos ainda temos um crescimento de 2,8%, enquanto a gente está projetando para o ano uma queda de 0,2%. Segundo nosso acompanhamento de mercado, essa produção ainda vai cair, nós teremos decréscimo e não um aumento no acumulado", afirma Igor Calvet, presidente da ANFAVEA.
Confira na íntegra os números da ANFAVEA: CLIQUE AQUI