DAF Caminhões
RER Parts
IVECO Tector

FPT Industrial começa produzir motores a gás natural na Argentina

Fábrica de motores da FPT Industrial na Argentina
FPT Industrial/Divulgação

Motores N60 NG, N67 NG e CURSOR 13 NG atendem ao padrão Euro VI e são compatíveis com uma ampla gama de veículos comerciais e máquinas

Reforçando o protagonismo na transição energética da América Latina e consolidando a abordagem multienergética, a FPT Industrial, marca de powertrain do Iveco Group, acaba de iniciar a produção de motores a gás natural na planta industrial de Córdoba, na Argentina. Compatíveis com o padrão PROCONVE P8/Euro VI, os motores N60 NG, N67 NG e CURSOR 13 NG são aplicáveis a uma ampla gama de veículos comerciais e máquinas – dos segmentos On-Road, Off-Road e de Geração de Energia. 


O gás natural é uma das diversas alternativas de propulsão sustentável do portfólio global da FPT Industrial. Trata-se de um combustível mais limpo, que reduz significativamente as emissões de poluentes, melhora a qualidade do ar e contribui para a mitigação das mudanças climáticas ao diminuir a emissão de CO₂.


Na América Latina, a solução começa com tecnologias adequadas ao potencial de biocombustíveis da região. Por isso, a FPT Industrial lidera diversos projetos dentro de sua estratégia multienergética, com investimentos em gás natural e biometano. É um grande orgulho apresentar o início da produção local de motores a gás natural, uma das ações mais relevantes da marca nos últimos anos”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina.

Além dos benefícios ambientais, a tecnologia de combustão estequiométrica com catalisador de três vias, patenteada pela FPT Industrial, também garante redução do consumo de combustível e dos níveis de ruído, além de dispensarem o uso de Arla. Já o conceito "Diesel Like" da marca entrega desempenho equivalente, em termos de potência e torque, aos motores diesel.


O gás natural é uma peça-chave no desenvolvimento de uma indústria mais sustentável e responsável. Esta inovação tem o potencial de transformar o panorama energético da América Latina e a forma como nos deslocamos”, acrescenta Tavares.

Segundo Ricardo Cardozo, presidente da Iveco Group Argentina, a produção de motores a gás natural em Córdoba reforça o compromisso da empresa com a inovação e a redução da pegada de carbono em todos os processos. “Este projeto representa um importante avanço nas operações da empresa na Argentina e reflete nossa visão de longo prazo, com foco em soluções energéticas limpas que promovam um futuro mais verde para todos.

A comercialização será iniciada em setembro de 2025 por meio da Rede de Distribuidores FPT na América Latina. 

Especificações Técnicas:
  • N60 NG – Potência [hp]: 170–210 | Torque [Nm]: 540–750
  • N67 NG – Potência [hp]: 220–286 | Torque [Nm]: 800–1250
  • CURSOR 13 NG – Potência [hp]: 415–460 | Torque [Nm]: 1900–2000


Fábrica na Argentina
Referência na produção de motores médios e pesados na Argentina, a fábrica da FPT Industrial em Córdoba é responsável pelos processos de montagem, controle de qualidade e, agora, também a produção de motores a gás natural.

A nova linha de produção foi integrada aos motores diesel, com adaptações específicas para processos e testes voltados aos modelos GNV. A transição exigiu atualizações importantes no parque fabril que incluiram, instalação de um banco de testes, um compressor GNV, uma bancada para montagem e estanqueidade e um sistema de usinagem para tampa de cilindro.

A integração da produção de motores a gás em nossas linhas foi um desafio abraçado com entusiasmo pela equipe. Mais uma vez demonstramos nossa capacidade de adaptação e inovação. Cada motor fabricado reflete não só a competência técnica do nosso time, como também o compromisso com um futuro mais sustentável, baseado em soluções energéticas limpas e eficientes”, afirma Helen Lucio, gerente de planta da FPT Industrial em Córdoba.


Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA