![]() |
Foton/Divulgação |
De janeiro a julho deste ano, marca já emplacou mais veículos do que em todo ano de 2024; Marca conta com linha de montagem no Rio Grande do Sul e quase 80 concessionárias em todo o Brasil
Se consolidando como uma das fabricantes de veículos comerciais que mais crescem no Brasil, a Foton acaba de atingir um novo na trajetória no País. Entre janeiro e julho de 2025, a marca emplacou 696 caminhões, superando os 669 veículos registrados ao longo de todo o ano de 2024. O desempenho é ainda mais expressivo quando se consideram as vendas das novas picapes Tunland, lançadas em junho deste ano: com o primeiro lote de unidades disponíveis comercializadas em menos de um mês, a marca já totaliza 778 veículos emplacados em 2025, entre caminhões e picapes.
O crescimento nas vendas reflete o avanço constante da Foton no mercado brasileiro desde que passou a ser administrada diretamente pela matriz chinesa, em 2023. Entre janeiro e julho daquele ano, 127 caminhões da marca foram emplacados no Brasil. Em comparação com os 696 caminhões emplacados nos sete primeiros meses de 2025, o crescimento registrado é de 448%.
“A evolução acelerada da Foton é reflexo direto de uma combinação de fatores positivos. Apostamos em um portfólio de produtos comprovadamente de alta qualidade, com tecnologias de ponta, preços competitivos e especificações que atendem plenamente às demandas dos transportadores brasileiros nos segmentos onde atuamos”, afirma Fábio Pontes, Diretor de Operações da Foton no Brasil.
Segundo o executivo, a capilaridade da Rede Foton também tem contribuído para o bom desempenho da marca no País. “Estamos investindo fortemente na qualificação e na expansão da nossa rede de concessionárias, que hoje conta com mais de 40 revendas estrategicamente localizadas em 19 estados. Esses parceiros oferecem pós-venda ágil e eficiente, abastecido por um centro de distribuição de peças em Santa Catarina que conta com mais de sete mil part numbers disponíveis para o mercado de reposição. Isso traz confiança para o mercado e fideliza clientes”.
A estrutura da Foton no Brasil inclui ainda uma linha de montagem de caminhões localizada em Caxias do Sul (RS). Já expansão da rede de concessionárias também está em ritmo acelerado. Até o final de 2025, a marca deverá contar com mais de 80 revendas em todas as regiões do País.
LEIA TAMBÉM
Portfólio de produtos
Atualmente o portfólio de caminhões Foton no Brasil conta com seis modelos que atendem aplicações de diversos segmentos. São eles, os veículos urbanos de carga Aumark S 315 (com Peso Bruto Total de 3,5 toneladas e disponíveis nas versões manual e automatizada), o caminhão semileve 100% elétrico iBlue (com PBT de 6 toneladas e voltado a operações de curta distância com emissão zero) e os caminhões leves Aumark S 715 e S 916 (com PBT de 7 e 9 toneladas, respectivamente). Já no segmento de médios e semipesados, a marca oferece os modelos Aumark S 1217 (11,5 toneladas de PBT) e Auman D 1722 (16 toneladas de PBT). Além da elevada tecnologia embarcada, os caminhões Foton comercializados no Brasil também se destacam por contarem com um trem de força consagrado no mercado nacional e que inclui, motor Cummins e transmissão ZF.
Já as novas picapes Tunland marcam a entrada da Foton em um novo segmento no Brasil. Com design robusto, acabamento refinado, recursos tecnológicos avançados e alto padrão de conforto, os modelos têm preços cerca de 20% menores que os de concorrentes mais próximos e garantia que pode chegar a 10 anos, uma das maiores do setor.
LEIA TAMBÉM