![]() |
Gemini |
Pouco mais de 8 mil caminhões foram produzidos em todo o Brasil no mês de junho; Montadoras já estão readequando os ritmos de produção
Refletindo o cenário econômico desafiador que vem se desenhando no Brasil, marcado principalmente por taxas de juros cada vez mais altas e dificuldade de acesso ao crédito, a indústria brasileira de caminhões encerrou o mês de junho registrando retração nos volumes de produção.
De acordo com o balanço oficial da entidade, 11,3 mil caminhões foram produzidos em todo o Brasil no mês de junho, queda de 8,4% em relação ao registrado no mês de maio quando 12,3 mil exemplares foram montados. Já no comparativo com junho de 2024, quando 12,2 mil caminhões foram montados, a indústria registrou agora uma retração de 7,7%.
Segundo Gustavo Bonini, vice-presidente da ANFAVEA, os números refletem uma "adequação das fábricas para o atendimento da demanda, principalmente de veículos pesados, que são mais influenciados pela alta taxa de juros".
Já no acumulado do ano, ou seja, de janeiro a junho, 66,4 mil caminhões foram produzidos em todo o país, o que representa um crescimento de 3,1% em relação ao acumulado registrado de janeiro a junho de 2024, quando 64,4 mil unidades foram montadas. A alta é justificada pela produção mais aquecida nos primeiros meses do ano, impulsionada principalmente pelas exportações.
Confira na íntegra os números da ANFAVEA: CLIQUE AQUI