![]() |
JBS/Divulgação |
Frota de veículos elétricos da empresa cresceu 7 vezes nos últimos três anos; caminhões atuam em operações urbanas
Reforçando o compromisso com as reduções das emissões de poluentes nas operações, a JBS ampliou em 7 vezes o tamanho da frota de veículos 100% elétricos nos últimos três anos, evitando assim a emissão direta de mais de 5,2 mil toneladas de CO₂ no período. O número é equivalente à absorção anual de CO2 de 237 mil árvores adultas ou a 1.080 voltas ao redor do mundo em um carro.
A frota expressiva de veículos mais sustentáveis que pertence à No Carbon, empresa da JBS especializada na locação de caminhões 100% elétricos, é composta atualmente por 281 caminhões, que juntos já percorreram 12,5 milhões de quilômetros. A empresa atende as marcas Friboi e Seara em todas as regiões do Brasil.
Para a JBS, a ampliação da frota de Veículos Urbanos de Carga (VUC) elétricos vai além do compromisso com a sustentabilidade ambiental – é uma estratégia de eficiência. “Investir em soluções sustentáveis alia compromisso ambiental e eficiência, contribuindo para a redução de impactos e a otimização das operações”, afirma Armando Volpe, diretor comercial da No Carbon na JBS.
“Além de minimizar a emissão de CO₂, os caminhões elétricos da frota No Carbon representam uma redução significativa nos custos operacionais e de manutenção em comparação aos modelos a diesel. É uma solução vantajosa para a JBS, para nossos parceiros e para o meio ambiente”, destaca Volpe. A No Carbon tem sido um pilar fundamental para a JBS na substituição dos caminhões a diesel usados pelos prestadores de serviços logísticos da Companhia por modelos elétricos.
Os resultados também são um importante incentivo a expansão da eletrificação de frotas no Brasil. A adesão a veículos elétricos no país cresceu 173% nos anos de 2022 e 2023, segundo a pesquisa “Liderando a Jornada: Acelerando o ROI por Meio de Insights de Dados Confiáveis”, da Geotab, plataforma de gerenciamento remoto de veículos parceira da No Carbon.
Eficiência operacional
Equipados com baús frigoríficos e com capacidade para transportarem até 3 toneladas, os caminhões elétricos da JBS contam com uma autonomia para até 150 quilômetros, sendo uma solução ideal para as operações urbanas de distribuição.
Os veículos também oferecem maior eficiência operacional, reduzindo significativamente o custo de abastecimento por quilômetro rodado. Prova disso é o aproveitamento de até 90% da energia disponível, em contraste com os 30% de um veículo a diesel. Além disso, as manutenções preventiva e corretiva são mais econômicas, pois há menos componentes a serem substituídos, como filtros de ar, óleo e combustível, sistema de escapamento, correias, bico injetor e bomba de injeção. Com manutenções mais rápidas, menos frequentes e até sete vezes mais baratas, a frota ganha em disponibilidade e produtividade.
Especializada na gestão de caminhões elétricos, a No Carbon atua em todas as etapas – da aquisição à operação dos veículos. Com o apoio de parceiros e o uso de telemetria e sistemas de georreferenciamento, a empresa tem contribuído para otimizar a logística da JBS, gerando ganhos em segurança e eficiência operacional. Além disso, o uso de caminhões elétricos está alinhado aos princípios do GHG Protocol, que orienta a medição das emissões de CO₂.