Facchini

PRF apreende caminhão por uso de escapamento direto

MB Atego 8x2 ao lado de viatura da PRF
PRF/Divulgação

Prática caracteriza crime ambiental segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA); caminhão abordado em Pernambuco também apresentava falha no sistema SCR

Google News
No último domingo, 25 de agosto, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu um veículo de carga por irregularidades na emissão de gases poluentes. O flagrante foi registrado na BR-428, no município de Cabrobó, em Pernambuco.


Após a abordagem e início das averiguações, os policiais rodoviários federais constataram que o caminhão circulava com escapamento direto, ou seja, um desvio no cano de escape original, fazendo com que os gases poluentes fossem lançados diretamente na atmosfera, o que caracteriza um crime ambiental de acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Ainda na verificação, os agentes observaram que a luz indicadora de mau funcionamento do sistema SCR permaneceu acesa. O condutor alegou que não sabia do problema do escapamento desviado, e disse que trabalha com o veículo há cerca de dois meses.


Para evitar essa emissão de gases tóxicos, o veículo em questão deveria estar de acordo com o Sistema de Redução Catalítica (SCR), que funciona como um filtro e decompositor dos poluentes ao utilizar o ARLA 32, transformando-os em nitrogênio (N2) e água (H2o), que são inofensivos ao meio ambiente.

Diante das irregularidades constatadas, o caminhão foi apreendido e encaminhado para um pátio credenciado, onde permanecerá até a completa regularização. Além disso, a ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil de Belém de São Francisco e também será enviada ao IBAMA, para apuração do crime ambiental de poluição.



Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA