Facchini

Kenworth revela o futuro dos caminhões norte-americanos

Kenworth SuperTruck 2
Kenworth/Divulgação

Além do visual futurístico e nova posição de dirigir, Kenworth SuperTruck 2  se destaca pela presença de trem-de-força híbrido e redução significativa na tara

Google News
Em total sintonia com a crescente demanda por caminhões cada vez mais eficientes e sustentáveis do ponto de vista energético, A Kenworth, marca pertencente ao Grupo PACCAR, revelou ao mercado norte-americano neste mês o futuro dos modelos extrapesados. Trata-se do inédito Kenworth SuperTruck 2, apresentado ao público durante a ACT Expo, em Las Vegas.


Resultado de um investimento conjunto entre o Departamento de Energia (DOE) dos Estados Unidos e o Grupo PACCAR, o protótipo se destaca de imediato pelo visual totalmente diferente daquilo que estamos acostumados a ver. Inspirado nos poderosos Trens-Bala, o Kenworth SuperTruck 2 conta com um design que prioriza totalmente a aerodinâmica, suspensão pneumática em todos os eixos, kit aerodinâmico em toda a extensão do veículo e espelhos retrovisores substituídos por um poderoso sistema de câmeras. Tudo isso garante uma redução de 48% no arrasto, quando comparado com um modelo básico comercializado atualmente pela Kenworth.

A parte interna também traz grandes diferenciais futurísticos e totalmente diferentes da atualidade. Destaque especial para a nova posição de condução do motorista, agora centralizado na cabine. O cockpit ainda traz volante multifuncional, painel de instrumentos 100% digital, personalizável e com 15 polegadas, além de duas telas verticais responsáveis por transmitir as imagens das câmeras que substituem os espelhos retrovisores. O amplo para-brisa tripartido também garante ao condutor a máxima visibilidade. Sofá-cama, beliche, mesa e armários completam a lista de atributos internos. 

Interior Kenworth SuperTruck 2
Kenworth/Divulgação
Sob a curiosa e futurística cabine está outro grande diferencial do inédito Kenworth SuperTruck 2. Trata-se de um trem-de-força híbrido leve, composto por um motor diesel PACCAR MX-11 de 440 cavalos de potência combinado com um gerador elétrico de 48 volts, além de uma transmissão automatizada PACCAR TX-12. Recarregadas a partir da frenagem, as baterias de íons de lítio são responsáveis por alimentar os sistemas de ar-condicionado, aquecimento, direção elétrica e refrigeração do motor a diesel. 


O curioso Kenworth SuperTruck 2 também se destaca por uma redução significativa na tara ao pesar apenas 26.100 libras (considerando o cavalo mecânico + carreta), cerca de 11,8 toneladas, ou seja, 7.100 libras (3,2 toneladas) a menos que um conjunto tradicional. 

Por se tratar de um caminhão conceito, não há uma previsão oficial para o Kenworth SuperTruck 2 ser comercializado na América do Norte. 


Kenworth SuperTruck 2
Kenworth/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA