Facchini

Randon inicia testes com placas solares em carretas

Imagem aérea de um semirreboque frigorífico Randon com placas solares no teto
Lucas Bergmann/Randon

Em semirreboques frigoríficos, tecnologia Randon Solar é capaz de reduzir ruídos e proporcionar uma economia de até 1,8 mil litros de diesel por ano

Google News
A Randon acaba de iniciar uma nova etapa do processo de desenvolvimento da inovadora e exclusiva tecnologia Randon Solar. Com o objetivo monitorar o comportamento da solução em operações reais pelas estradas do Sul e Sudeste do país, a fabricante gaúcha entregou o primeiro Semirreboque Frigorífico com placas solares para testes de campo.


Nos próximos quatro meses, a Transportes Tozzo, empresa de Chapecó (SC) referência no atendimento de importantes clientes dos setores de alimentos e bebidas, recebeu o equipamento para testes operacionais. A entrega foi intermediada pelo distribuidor Randon Compasi. Nesta fase, as equipes de engenharia e pesquisa farão o monitoramento e a coleta de dados.

Único na América Latina, o Randon Solar é um produto-conceito capaz de converter a energia dos raios solares em energia elétrica por meio de painéis flexíveis de alta eficiência, ultrafinos e resistentes a variações climáticas, instalados na parte superior do semirreboque. A energia gerada é utilizada para alimentar o aparelho de refrigeração híbrido.

A tecnologia é dotada de um exclusivo algoritmo de gerenciamento de energia, que não necessita de nenhuma intervenção do operador para o funcionamento do sistema. Todos os dados, como status do sistema e performance da geração fotovoltaica, podem ser acessados por um aplicativo para dispositivos móveis ou por meio de uma interface disponível no próprio produto. A potência instalada com o sistema completo pode chegar a até 15 kW, com possibilidade de geração de até 11,5 mil kW ano.


De acordo com a fabricante gaúcha, o Randon Solar é capaz de melhorar de forma significativa a ergonomia do motorista, através da redução de ruídos emitidos pelo equipamento de refrigeração, bem como proporcionar uma economia de até 1,8 mil litros de diesel anualmente, contribuindo assim para a sustentabilidade ambiental, ao garantir uma redução de até 6 toneladas de gás carbônico lançadas na atmosfera por ano. Já a autonomia do produto é de cerca de 22 horas para cargas refrigeradas e de 5 horas para cargas congeladas.

A experiência vivenciada, consolidando parâmetros técnicos necessários, é mais um passo na jornada de evolução de tecnologia, amplamente testada nos ambientes controlados dos nossos laboratórios de engenharia. Acreditamos muito no potencial desta tecnologia única, que possibilita uma operação mais sustentável, segura e silenciosa. O Randon Solar mostra, mais uma vez, que colocamos o nosso compromisso de sustentabilidade na prática, com tecnologias alinhadas a esse propósito", salienta o COO da Randon, Sandro Trentin.

O Randon Solar é resultado de uma parceria de desenvolvimento entre o Instituto Hercílio Randon (IHR) e o Centro Tecnológico Randon (CTR). A tecnologia também é totalmente compatível com as aplicações de inteligência embarcada da solução Randon Smart e com o sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys.



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA