Facchini

PRF flagra 244 toneladas de excesso de peso durante fiscalização em Santa Catarina

Diversos agentes da PRF abordando carretas em Santa Catarina
PRF/Divulgação

886 caminhões e carretas foram fiscalizados em sete dias de operação; 62 caminhoneiros também foram autuados por descumprimento da Lei do Descanso

Google News
Com objetivo de garantir o cumprimento da legislação de pesos e dimensões e reduzir os acidentes com veículos de carga, 33 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) participaram da Operação Temática OTEPED na região do Planalto Norte catarinense. Além de Mafra (SC), a ação aconteceu na BR-280, em Rio Negrinho (SC) e na BR-116, em Santa Cecília (SC).


De acordo com o balanço oficial da corporação, em sete dias de fiscalização, 886 caminhões e carretas foram abordados. Ao todo, os agentes da PRF flagraram 244.294 quilos de excesso de peso e autuaram 62 caminhoneiros por descumprimento da Lei do Descanso. 

Ainda segundo a PRF, em 2023, foram registrados 1.813 acidentes envolvendo veículos de carga nas rodovias federais de Santa Catarina, o número representa cerca de 24% do total de ocorrências.


Excesso de carga
Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, devido a redução da vida útil do pavimento, comprometimento da eficiência do sistema de freios e aumento considerável no risco de acidentes graves.

Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA