Facchini

Randon New R

Scania vende 180 caminhões movidos a Gás Natural Liquefeito no Brasil

Scania R 410 6x2 movido a GNL na fábrica
Scania/Divulgação

Lote é composto por 30 unidades do Scania R 410 6x2 e 150 exemplares do Scania R 460 6x4; negócio se consagra como a maior venda de caminhões movidos GNL já realizada na América Latina

Google News
Com o objetivo de criar o maior corredor logístico rodoviário com foco na redução de emissões de CO2, abrangendo inicialmente as regiões Norte e Nordeste do país, a Eneva, Scania e Virtu GNL firmaram um contrato que prevê a aquisição de 180 caminhões movidos a gás natural liquefeito (GNL). A Eneva será responsável pelo fornecimento do combustível, enquanto a Virtu GNL se dedicará a operação dos caminhões e postos de abastecimento.


O lote expressivo de caminhões sustentáveis é composto por 30 exemplares do modelo R 410 6x2 e 150 unidades do R 460 6x4. Quando comparados aos tradicionais modelos movidos a diesel, os caminhões Scania abastecidos com GNL são capazes de reduzirem em até 20% a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e em mais mais 85% as emissões de NOX e particulados. Equipados com dois tanques de 340 litros cada, os caminhões contam com uma autonomia para até 700 km 

De acordo com o maior contrato de venda de caminhões a GNL já realizado na América Latina, 30 unidades serão destinado à GNL Brasil, uma joint venture da Eneva com a Virtu, que serão utilizados para atendimento aos contratos firmados pela empresa para a venda de GNL em pequena escala (SSLNG) para Vale e Suzano (contratos firmados em 2022), nas instalações industriais localizadas no Maranhão. Os demais 150 caminhões foram adquiridos pela Virtu GNL e serão empregados em um novo serviço a partir de agosto de 2024, sendo abastecidos com gás fornecido pela Eneva, produzido no mesmo estado. 


Para a Scania, ser a parceira escolhida para Eneva e Virtu GNL darem esse passo extremamente importante para o transporte sustentável no país, é motivo de orgulho e celebração, pois reforça que desenvolvemos soluções pensando em atender aos clientes de acordo com cada necessidade, além de fortalecer o nosso propósito de liderar a transição para o transporte mais sustentável”, comenta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “Temos o maior portfólio do mercado em termos de combustíveis alternativos ao diesel, mas não deixamos de olhar para a rentabilidade do cliente, entregando também máxima eficiência energética”.



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA