Facchini

Randon New R

Revelada a nova geração de caminhões Volvo VNL

Novo Volvo VNL 860 no deserto
Volvo/Divulgação

Novo Volvo VNL estreia na América do Norte com a promessa de reduzir em 10% o consumo de diesel, novo design, novas tecnologias embarcadas e máxima segurança

Google News
A Volvo Trucks acaba de revelar ao mercado norte-americano a nova geração de caminhões extrapesados Volvo VNL, por lá conhecidos como modelos Classe 8. Resultado de um investimento de 400 milhões de dólares, a novidade promete revolucionar o transporte rodoviário de cargas norte-americano ao aprimorar de forma considerável os níveis de economia de combustível, segurança e tecnologia embarcada.


O novo Volvo VNL foi concebido para mudar tudo. No entanto, a mudança não vem apenas com um caminhão redesenhado – a introdução deste produto é o início de uma nova era para a Volvo Trucks, nossos clientes e motoristas – um salto quântico em frente”, disse Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America.

Versões 
Linha completa dos novos caminhões Volvo VNL no deserto
Volvo/Divulgação
De acordo com o comunicado oficial da marca, o novo Volvo VNL estreia contando com seis versões, sendo: 

  • VNL 300 (cabine simples);
  • VNL 440 (leito com cabine de 42 polegadas);
  • VNL 640 (leito teto médio de 62 polegadas);
  • VNL 660 (leito teto alto de 62 polegadas);
  • VNL 840 (leito teto médio de 74 polegadas);
  • VNL 860 (leito teto alto de 74 polegadas).

Trem-de-força
Com a promessa de entregar uma redução de até 10% no consumo de diesel, a nova geração de caminhões Volvo VNL também traz novidades no trem-de-força. Destaque para a presença da mais recente versão do renomado motor Volvo D13 com potências que variam de 405  a 500 cv de potência e torque de 2.300 a 2.600 Nm.

O propulsor sairá de fábrica combinado ainda com a consagradíssima transmissão automatizada I-Shift, agora também otimizada e capaz de entregar trocas de marchas até 30% mais rápidas, assegurando assim o máximo desempenho e dirigibilidade.


Novo design
Volvo VNL 840 com carreta prancha
Volvo/Divulgação

Sem dúvidas um dos pontos que mais chamam a atenção da nova geração do Volvo VNL é o design. O extrapesado norte-americano agora conta com uma visual ainda mais imponente, linhas futurísticas e que priorizam de forma significativa a aerodinâmica. Novos desenhos dos faróis, maçanetas, estribos, grade frontal e tampas também saltam aos olhos.

O novo Volvo VNL também estreia contando com quatro níveis de acabamento externo e interno, sendo, Core, Edge, Edge Black e Ultimate. Os pacotes incorporam ao extrapesado detalhes cromados ou em preto fosco e ainda cores metalizadas exclusivas, conforme a escolha do cliente. Um moderno kit aerodinâmico com saias laterais e defletores de ar também está entre os atributos do novo extrapesado.


Interior
Interior de um Volvo VNL 860
Volvo/Divulgação
O interior do novo Volvo VNL também prova que a marca priorizou o motorista durante todo o processo de desenvolvimento. O conforto do caminhoneiro é assegurado pela presença de bancos com suspensão pneumática e inúmeros ajustes, geladeira maior, TV, micro-ondas, beliche e mesa de jantar, além de amplos espaços de armazenamento para itens pessoais.  Destaca-se ainda a presença de um moderno sistema de ar-condicionado estacionário e de até quatro diferentes cores no acabamento. 

Já o painel também recebeu novas linhas, cores e acabamentos. Além de entregar tudo na palma da mão, a estação de trabalho do motorista também está combinada com um novo volante multifuncional, painel de instrumentos 100% digital, central multimídia e traz ainda botão start stop, aposentando de vez a tradicional chave na ignição. Ar condicionado digital vidros elétricos, espelhos retrovisores também elétricos e rádio PX de fábrica completam a lista de atributos internos.


Segurança
Volvo VNL 860 azul na estrada
Volvo/Divulgação
Não há dúvidas de que Volvo é sinônimo de segurança e no caso da nova geração da linha VNL não poderia ser diferente. Prova disso é a presença de uma série de recursos como, o Volvo Active Driver Assist Plus, Direção Dinâmica Volvo, Controle Adaptativo de Cruzeiro, sistema de frenagem automática de emergência, detectores de pedestres, ciclistas e demais veículos e/ou objetos em pontos cegos do caminhão, sistema de detecção de evasão de faixas, sensores de leituras de placas de trânsito e airbags de cortina tanto para o motorista quanto para o passageiro.

O novo Volvo VNL agora também passa a contar com uma tecnologia batizada de E-Call, um recurso de segurança inovador responsável por conectar o motorista aos serviços de emergência onde a conectividade celular está disponível e fornece detalhes precisos de localização. O recurso é ativado automaticamente em caso de capotamento ou acionamento do airbag.

A lista de atributos de segurança da nova geração do Volvo VNL ainda é complementada por uma cabine construída com aço de alta resistência, chassi mais resistente e faróis full LED inteligentes, capazes de detectarem veículos no sentido contrário e conversões realizadas durante a direção. Destaca-se ainda a oferta de um detector de fumaça e monóxido de carbono no interior da cabine como opcional. 


Tecnologia embarcada
A nova geração de caminhões Volvo VNL também não deixa a desejar quando o assunto é alta tecnologia embarcada. Destaque especial para a possibilidade da substituição dos tradicionais espelhos retrovisores por um moderno sistema de câmeras. O extrapesado também sai de fábrica com suspensão a ar integral e sistema de monitoramento da pressão dos pneus.

Os novos caminhões Volvo VNL também contam com alta conectividade através do Volvo Connect, MyTruck App e sistema de diagnóstico remoto.


Volvo VNL 840 com carreta silo na estrada
Volvo/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA