Facchini

Randon New R

VIX Logística desenvolve caminhão 100% elétrico com capacidade para 120 toneladas

Mercedes-Benz Axor 3344 100% elétrico da VIX Logística
VIX Logística/Divulgação

Baseado em um Mercedes-Benz Axor 3344, extrapesado elétrico deixará de consumir 8.300 litros de diesel e evitará a emissão de 21 toneladas de CO2 por mês

Google News
Em total sintonia com as novas tendências de mobilidade sustentável para o transporte rodoviário de cargas, a VIX Logística, empresa especializada em soluções logísticas customizadas do Grupo Águia Branca, acaba de revelar o primeiro caminhão 100% elétrico do Brasil com capacidade para até 120 toneladas. A solução faz parte do portfólio do VIVA – VIX Veículos Autônomos - nova vertical de negócios da empresa voltada para inovação e criação de tecnologias sustentáveis focadas em logística.


Baseado em um Mercedes-Benz Axor 3344, o gigante elétrico passou por um detalhado processo de adaptação para ser operado com propulsão elétrica. Com a customização, o caminhão deixa de ser movido a combustíveis fósseis e passa a atuar com o suporte de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP). A previsão é de que o extrapesado elétrico deixe de consumir mensalmente cerca de 8.300 litros de diesel, evitando assim a emissão de quase 21 toneladas de CO2 por mês.

Segundo Elias Alves, diretor da VIX e responsável pelo VIVA, a iniciativa faz parte da cultura da empresa, que mantém um ambiente aberto a novas ideias. “Ter um drive de inovação dentro da empresa nos permite testar soluções e colocar em prática maneiras criativas e arrojadas para os desafios que surgem na integração de alguns equipamentos. Além disso, a adoção de tecnologias mais eficientes e sustentáveis é uma grande tendência do mercado. O VIVA e todos os investimentos no desenvolvimento de veículos elétricos e equipamentos autônomos colocam a VIX na vanguarda desse movimento e continuam nos mantendo um passo à frente no setor de logística”.

Para atingir a Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 120 toneladas,  a equipe do VIVA desenvolveu tecnologias para aumentar o desempenho sem comprometer a eficiência energética, criando um conjunto de tração específico para atender a este requisito. Rígidos protocolos de segurança da indústria automotiva também foram aplicados para atingir de forma criteriosa as metas definidas no desenvolvimento do projeto. “O objetivo é encontrar o melhor equilíbrio entre capacidade de tração de carga, autonomia e dimensões dos packs de bateria. Replicar a mesma capacidade de tracionamento de carga de um veículo a combustão interna e superá-la é um grande desafio técnico e é o que perseguimos com esse projeto”, destaca o executivo.


Para a recarga, o caminhão necessita de um ponto específico de energia, com corrente contínua que permita a opção de recarga rápida. Essa é uma mobilização relativamente simples no caso de operações realizadas em áreas industriais e que possuem geração própria de energia elétrica. Os pack’s de baterias possuem um sistema de autocontrole de temperatura, assim como um robusto sistema de supressão de incêndio, além da estrutura de contenção mecânica de proteção e isolamento de todo o conjunto. O veículo conta também com sensores espalhados por todo os elementos que foram integrados durante sua construção, permitindo o monitoramento da operação e garantia da segurança.

Segundo Marcos Nunes, gerente do VIVA, o veículo possui potencial para aplicação em diversos tipos de operações, “como em movimentação interna [in bound], tais como transporte interno de madeira [Baldeio], transporte de produtos siderúrgicos [placas e bobinas de aço] em áreas portuárias, movimentação em pátios de armazenagem de materiais de apoio em áreas no setor de óleo e gás, movimentações internas de rechego de materiais ‘graneis’ em áreas de mineração e siderúrgicas e movimentação de materiais em pátios de matéria prima para alimentação de processos industriais [pátios de sucata, plantas de processamento e armazéns de carga geral]”.

Agora, o primeiro caminhão extrapesado 100% elétrico do Brasil passará por testes para calibração de softwares e de desempenho em clientes da VIX Logística.



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA