Facchini

Produção de caminhões apresenta queda de 4,3% em novembro

Caminhões Scania zero km em pátio da fábrica em São Bernardo do Campo
Lucas Duarte

Apenas 10 mil caminhões foram produzidos no mês de novembro; 2023 deve chegar ao fim com uma queda total de 37% na produção de caminhões

Google News
Amargando os efeitos da transição para a tecnologia Euro 6 e o aumento expressivo no preço dos modelos zero quilômetro, a indústria brasileira de caminhões encerrou o mês de novembro apresentando queda em todos os comparativos. A informação é confirmada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (ANFAVEA).


De acordo com o balanço oficial da entidade, 10 mil caminhões foram produzidos em todo o Brasil no mês de novembro, queda de 4,3% em relação ao mês de outubro, quando 10,5 mil exemplares foram montados. Já em relação a novembro de 2022, quando a indústria produziu 15,1 mil unidades, a queda neste ano alcançou a expressiva marca de 33,7%.

Já no acumulado do ano, ou seja, de janeiro a novembro de 2023, 92,3 mil caminhões foram produzidos em todo o País, queda de 37,4% em relação ao mesmo período do ano passado, quando, 147,4 mil unidades foram produzidas.


Previsão para o fechamento de 2023
A entidade também revelou os números previstos para o mês dezembro e consequentemente para o fechamento do ano. Segundo a ANFAVEA, a previsão é de que mais 9,7 mil caminhões sejam produzidos no último mês do ano, número que representará uma queda de 12% em relação a novembro.

Já o acumulado do ano deverá ficar na casa de 102 mil caminhões produzidos em todo o Brasil, consolidando assim uma queda de 37% em relação ao total produzido no ano de 2022.


Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA