Facchini

Volkswagen fornecerá 5.600 ônibus para o programa Caminho da Escola

Micro-ônibus Volkbus do Programa Caminho da Escola em estrada de terra
VWCO/Divulgação

Nova licitação consagra a VWCO como maior fornecedora e fabricante  de ônibus escolares do hemisfério sul; entregas ocorrerão até o final de 2024

Google News
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) acaba de conquistar uma nova licitação para o programa Caminho da Escola, a montadora será responsável pelo fornecimento de mais 5.600 novos veículos, o maior lote conquistado pela empresa desde a criação dessa iniciativa pelo Governo Federal. As encomendas e entregas poderão ocorrer até o fim de 2024.


A nova licitação prevê o fornecimento de 4 mil veículos na configuração ORE 1, construída com base no chassi Volksbus 8.180E, e mais 1.600 unidades Onurea configurada no Volksbus 8.180. Novidades da linha de ônibus Volkswagen, os modelos estão equipados com motor ISF 3.8L, quatro cilindros e com transmissão manual de seis velocidades, além de equipados com ar condicionado. Com capacidade para transportarem até 29 estudantes, os exemplares oferecem duas opções de acessibilidade, sendo plataforma elevatória ou dispositivo de poltrona móvel (DPM).

Com a nova licitação, a VWCO segue como líder absoluta no fornecimento de veículos para o programa e se consolida também como o maior produtor de ônibus escolares do hemisfério sul. Neste ano por exemplo, a marca celebrou 15 anos desde as primeiras unidades entregues ao Programa. Nesse período, foram mais de 27 mil ônibus VW, que transportam cerca de 27 milhões de estudantes nos lugares mais remotos do Brasil, atendendo mais de cinco mil municípios.


Para nós, como líderes no fornecimento de ônibus escolares, este é um negócio de grande relevância especialmente por nos permitir cumprir nosso propósito de oferecer soluções de transporte sustentável para todos. É uma grande honra saber que estamos contribuindo para o acesso de estudantes brasileiros à educação, com uma frota que agora vai superar a marca de 30 mil unidades Volkswagen nesse importante programa”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Operado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o programa Caminho da Escola foi criado em 2007 para renovar e ampliar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também padroniza os veículos de transporte escolar, reduz os preços dos veículos e aumenta a transparência das aquisições.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA