Facchini

Randon New R

PRF flagra caminhão com excesso de carga e com mau funcionamento do sistema EGR

Agente da PRF em frente a caminhão truck abordado na BR-116 em Pernambuco
PRF/Divulgação

Caminhão truck circulava pela BR-116/PE com 3 toneladas de excesso de carga e com falha no sistema EGR; crime ambiental e sonegação fiscal estão entre as condutas ilícitas constatadas

Google News
Na última segunda-feira, 27 de novembro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou e apreendeu um caminhão que circulava com irregularidades fiscais e ambiental, na BR-116, no município de Salgueiro (PE).

Após a abordagem e início das averiguações, o caminhoneiro afirmou que transportava uma carga de 18 toneladas de gesso. Entretanto, em seguida apresentou aos policiais rodoviários federais uma nota fiscal emitida no estado do Piauí de 15 toneladas de gesso, evidenciando assim a sonegação fiscal e o transporte de 3 toneladas de excesso de carga.


Já ao verificarem o sistema de tratamento de gases poluentes, os agentes da PRF constataram uma falha, devido a um alerta do sistema do próprio veículo que indicava o mau funcionamento do sistema EGR. Tal prática configura crime ambiental. Além disso, o mesmo veículo já havia sido abordado em fevereiro de 2021 pela mesma infração, que não foi sanada no prazo regulamentar. 

Diante dos fatos, todas as autuações cabíveis foram aplicadas. Além disso, o veículo e a carga transportada foram encaminhados ao pátio para aguardar a regularização fiscal. A Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (SEFAZ) também foi contatada e confirmou a adulteração no documento de comprovação de origem da mercadoria transportada.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA