Facchini

Faltam 20.000 caminhoneiros no Canadá

Reprodução

Escassez de motoristas de caminhão tem colocado a economia canadense em risco; previsão é de que o número de vagas em aberto chegue a 30 mil nos próximos anos

Google News
Um relatório divulgado neste mês pela PricewaterhouseCoopers para Alimentos, Saúde e Produtos de Consumo do Canadá (FHCP), revelou que a economia canadense está em sério risco devido a dependência do transporte rodoviário de cargas e a significativa falta de motoristas de caminhão em todo o país.


A escassez de caminhoneiros tem suas idas e vindas”, disse Frank Scali, vice-presidente de assuntos industriais da FHCP. “Durante a pandemia, tornou-se uma espécie de crise por um tempo, à medida que alguns motoristas deixaram o negócio e a demanda por cargas aumentou”.

Dados mais recentes revelam que atualmente faltam 20.000 caminhoneiros no Canadá e um terço dos motoristas atuais está próximo da aposentadoria. Para os próximos anos, a tendência é de crescimento na escassez de profissionais, chegando a 30.000 vagas em aberto, caso o recrutamento de novos profissionais não aumente. 

Ainda segundo o relatório da FHCP, o envelhecimento da força de trabalho do transporte rodoviário, a demografia e a remuneração dos motoristas estão entre os fatores que mais contribuem para a crescente falta de caminhoneiros no Canadá.


Contratação de motoristas estrangeiros
Na tentativa de reverter a crescente escassez de caminhoneiros, o governo canadense tem investido em um programa para facilitar a contratação de motoristas estrangeiros. A iniciativa é um desdobramento do Economic Mobility Pathways Pilot (EMPP), programa existente voltado para a contratação de refugiados e imigrantes qualificados.

O novo programa canadense promete se destacar pela agilidade na aprovação dos candidatos, tendo como prazo limite 6 meses. 



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA