Facchini

Scania apresenta caminhão movido a energia solar com 560 cv de potência

Scania/Divulgação

Extrapesado híbrido está combinado com um semirreboque com 100 m² de painéis solares; solução é capaz de garantir 5.000 quilômetros de autonomia extra por ano

Google News
A Scania acaba de revelar ao mercado europeu o início de testes em vias públicas com o primeiro caminhão híbrido movido a energia solar. O exemplar é resultado de dois anos de pesquisa envolvendo a montadora sueca, a Universidade de Uppsala, a Eksjö Maskin & Truck, a Midsummer, a Ernsts Express e a Dalakraft.

O objetivo da Scania é impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável. Nunca antes foram usados ​​painéis solares para gerar energia para o trem de força de um caminhão como estamos fazendo nesta parceria. Esta fonte de energia natural pode diminuir significativamente as emissões no setor dos transportes. É ótimo estar na vanguarda do desenvolvimento da nova geração de caminhões”, afirma Stas Krupenia, Chefe do Departamento de Pesquisa da Scania.


O extrapesado híbrido plug-in de 560 cv de potência está combinado com um semirreboque de 18 metros, coberto por painéis solares finos, leves e flexíveis nas laterais e no teto, que juntos totalizam 100 m² de cobertura e são capazes de fornecer por ano 8.000 quilowatts-hora (kWh)quando operados na Suécia. O conjunto conta ainda com baterias com capacidade total de 300 kWh, sendo 100 kWh no caminhão e 200 kWh na carreta. 

Nossos painéis solares são excelentes para aplicações que tornam os veículos comerciais sustentáveis. Vemos um grande potencial para diminuir as emissões dos veículos pesados ​​com a eletrificação. A eletricidade gerada por painéis solares economizará combustível e emissões de carbono. Queremos ser um parceiro com quem contar, e isso é possibilitado por este projeto inovador”, afirma Erik Olsson, Chefe de Desenvolvimento Corporativo, Midsummer.


Ainda segundo a Scania, a energia solar proporcionará ao caminhão híbrido uma autonomia prolongada de até 5.000 quilômetros anuais na Suécia. Em países como Espanha, com mais horas de sol, o veículo poderá duplicar a quantidade de energia solar e, portanto, a autonomia em comparação com as circunstâncias suecas. 

Na Suécia, o testes operacionais estão a cargo da transportadora Ernsts Express AB. “Toda a indústria enfrenta grandes desafios em geral, especialmente com combustível. A eletrificação a partir de eletricidade renovável é o futuro”, afirma Lars Evertsson, CEO da Ernsts Express.



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA