Facchini

Thermo King: Manutenção preventiva reduz custos e aumenta vida útil do equipamento de refrigeração

Paula Mioto/Reprodução redes sociais

Thermo King destaca a importância da manutenção adequada e periódica de seus equipamentos para maximizar sua eficiência e vida útil

Google News
Os cuidados com o equipamento de refrigeração, além de contribuir para a contabilidade da companhia que opera a frota, ajudam a mitigar os efeitos dos gases de efeito estufa (GEE) ao emitir menos carbono na atmosfera. É o que afirma a Thermo King, líder mundial em sistemas de temperatura controlada para transporte, que destaca a importância da manutenção adequada e periódica de seus equipamentos para maximizar sua eficiência e vida útil.


Para garantir a eficácia dos equipamentos, é importante de operá-los de acordo com as necessidades específicas dos produtos transportados. Além disso, o motorista deve realizar verificações visuais básicas dos itens críticos antes de cada viagem e cuidar da integridade física da unidade”, ressalta Rodrigo Beal, gerente de Serviços da Thermo King.

Os intervalos de manutenção variam de acordo com a linha de produto utilizada. Unidades de trailer devem ser revisadas a cada 1.500 horas ou 12 meses; as unidades de caminhão equipadas com motor diesel, a cada 1.000 horas ou 12 meses; e as unidades acionadas pelo motor do caminhão devem ter sua revisão a cada 6 meses.

De acordo com a empresa, a manutenção preventiva adequada, aliada a boas práticas de uso, pode fazer com que seus equipamentos operem eficientemente por muitos anos. Além da manutenção preventiva em dia, outras ações que impactam diretamente na eficiência do transporte e durabilidade do conjunto são:

- Carregar os produtos a serem transportados na temperatura adequada;

- Sempre que estiver com as portas do conjunto aberta, desligar o equipamento de refrigeração;

- Antes de iniciar uma viagem, fazer a verificação visual básica das condições do conjunto;

- Realizar periodicamente autoteste da unidade. Trata-se de uma série de autodiagnósticos que o equipamento Thermo King faz para identificar possíveis falhas que estejam prestes a ocorrer e que possam ser corrigidas antes do início de uma viagem.
 
Os benefícios de seguir estas práticas são diversos, como atesta a experiência de muitos clientes, após implementar as práticas recomendadas, percebeu uma diminuição nas perdas de produto durante o transporte. Um bom programa de manutenção preventiva pode reduzir custos operacionais significativamente. Comparado com uma frota que não mantém suas manutenções preventivas em dia, o custo total de manutenção pode ser reduzido em cerca de 20%”, completa Beal.


Os reparos corretivos por si só em geral já apresentam custos mais elevados, pois quando se opera um componente até sua degradação, o custo para recuperação é maior e, em muitos casos, inviável.

De acordo com Beal, quando a frota não conta com a manutenção preventiva, fica sujeita aos reparos corretivos, que são as paradas inesperadas, geralmente em rota. “Isso gera gastos adicionais de combustível, perda de tempo, custos com motorista, indisponibilidade de frota, sem contar que, em casos mais críticos, pode levar à perda da carga ou redução no valor do frete recebido pela qualidade do produto entregue ou atraso na entrega”, alerta.

Quando a manutenção está em dia, a unidade não terá paradas inesperadas, o que otimizará a disponibilidade de frota, aumentando a receita. Isso elimina custo de motorista parado e diminui custos de atividades administrativas para tratar temas relacionados à parada imprevista”, finaliza Beal.

FONTE: Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA