Facchini

Caminhões serão pesados nas próprias faixas das BRs 364 e 365

Ecovias do Cerrado/Divulgação

Novo sistema de pesagem possibilita a fiscalização de todos os caminhões e foi autorizado pela ANTT; Ecovias do Cerrado está investindo em quatro pontos de pesagem

Google News
A partir deste segundo semestre de 2023, veículos de carga que circularem pelas BRs 364 e 365, entre Jataí (GO) e Uberlândia (MG), contarão com um novo sistema de pesagem. A Ecovias do Cerrado, concessionária responsável pelo trecho, foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a instalar, de forma experimental, quatro balanças de Pesagem Veicular em Movimento.


A concessionária será a primeira do País a implantar a tecnologia, que tem como diferencial a pesagem dos veículos comerciais de forma plena e não apenas de maneira seletiva ou como triagem, contribuindo para a regulamentação e fiscalização do transporte de carga em completa substituição ao modelo tradicional, que necessita das estruturas dos Postos de Pesagem Veiculares (PPVs) fixos.

De acordo com o cronograma da Ecovias do Cerrado, agora em 2023, as duas primeiras balanças entram em operação no km 640 da BR-365, em Uberlândia (MG), e no km 107 da BR-364, em Cachoeira Alta (GO). Já os outros dois equipamentos serão operacionalizados a partir de 2024.

As novas balanças contam com a tecnologia High Speed Weigh in Motion (HS-WIM), que utiliza câmeras e sensores instalados na rodovia para detectar o peso das cargas transportadas. A medição é feita de forma instantânea após o veículo passar sob um pórtico montado sobre a via, sem a necessidade de reduzir a velocidade.


Um Posto de Pesagem Veicular (PPV) comum tem uma capacidade operacional reduzida, que depende, por exemplo, da triagem de veículos ou do espaço disponível em um pátio. Com o HS-WIM, no entanto, a pesagem fica muito mais efetiva, já que o sistema consegue monitorar todos os veículos comerciais que passam pela rodovia, o que aumenta a detecção dos excessos de carga”, afirma.

Além da maior eficiência assegurada aos processos de pesagem, a adoção da tecnologia também possibilita a redução  do desgaste do pavimento e a ocorrência de acidentes provocados por veículos com sobrecarga. “Aos transportadores, há o benefício adicional de evitar alguns atrasos no tempo de viagem comumente causados pelo sistema de pesagem nas balanças tradicionais, além de promover a competição justa no setor de transportes”, complementa Bruno.

Pesagem em Movimento | Ecovias do Cerrado


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA