Facchini

Caminhões Mercedes-Benz Accelo completam 20 anos de história e sucesso no Brasil

Mercedes-Benz/Divulgação

Desde o lançamento mais de 89 mil exemplares foram vendidos em todo o País; Accelo 815 se consagra como o modelo mais vendido com 33.387 unidades emplacadas

Google News
Sinônimo de agilidade, excelente manobrabilidade e versatilidade operacional, a linha de caminhões Mercedes-Benz Accelo completa agora 20 anos de história e sucesso no mercado brasileiro, se consagrando com um verdadeiro sucesso de vendas.

De acordo com os números oficiais da montadora alemã, desde o lançamento em 2003, até junho deste ano, 89.515 exemplares da linha Accelo foram emplacados em todo o Brasil, sendo, 85.461 leves e 4.054 unidades no segmento de médios. O volume representa uma média de 4.475 caminhões por ano.


Ainda segundo a marca, o Accelo 815, comercializado a partir de 2012, se consagra como o modelo mais vendido do País com um total de 33.387 unidades. O segundo modelo mais vendido neste mesmo período é o leve Accelo 1016, também desde 2012, com 32.932 unidades emplacadas. Comercializado a partir de 2015, o Accelo 1316 6x2 também se destaca com 4.031 exemplares emplacados. 

Quando a Mercedes-Benz lançou o Accelo, há 20 anos, tinha um grande desafio: dar continuidade ao sucesso do caminhão 710, o Mercedinho, um campeão de vendas e muito querido por autônomos, frotistas e motoristas do Brasil por qualidades como agilidade e robustez nas severas atividades da distribuição urbana e das curtas distâncias rodoviárias e rurais”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Desde sua chegada ao mercado, o Accelo já trouxe em seu DNA todas as características consagradas dos leves da marca, agregando mais força, tecnologia e um padrão ainda mais elevado de desempenho, economia, conforto e segurança”.


Cabine home office
Mercedes-Benz/Divulgação
A linha Mercedes-Benz Accelo se destacou ao introduzir no mercado brasileiro o conceito de cabine home office, com interior parecido ao de um automóvel. Prova disso é a presença de vários porta-objetos, encosto reclinável tipo mesa, volante similar ao de um automóvel, coluna de direção regulável, cintos de segurança de três pontos, painel com computador de bordo e sistema de diagnose, vidros elétricos, espelho com regulagem elétrica, ar condicionado e cobertura de degraus.

Outro destaque do Accelo está no fato de que esta foi a primeira linha de caminhões leves a comercializar o câmbio automatizado”, destaca Roberto Leoncini. “Por isso, esse caminhão da nossa marca está sempre à frente de seu tempo, cada vez mais atualizado para atender às necessidades do mercado e oferecer mais valor ao cliente. Isso também é resultado do compromisso: As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução”.

As categorias de caminhões leves e médios são muito competitivas, com um universo bastante diversificado de clientes, desde aqueles que focam mais o preço do veículo, como aqueles que fazem gestão de frota, olhando para o preço e também custos operacionais, investindo em tecnologias que trazem mais economia, conforto e segurança”, diz Roberto Leoncini. “Nossa linha Accelo tem produtos para cada perfil de cliente, seja com modelos básicos ou mais completos, como o Accelo top de linha com câmbio automatizado, cabina estendida, banco do motorista pneumático, tanque auxiliar de 150 litros, ar condicionado, vidro e espelhos com acionamentos elétricos e vários outros itens”.


Linha Accelo 2023
Mercedes-Benz/Divulgação
Com a chegada do Proconve P8 (Euro 6), a linha Mercedes-Benz Accelo passou a contar neste ano com três novos exemplares. São eles, 817 4x2 (leve), 1017 4x2 (leve) e 1317 6x2 (médio). 

Voltados principalmente para operações de distribuição urbana, transporte em áreas rurais e até mesmo viagens intermunicipais, os caminhões Accelo 2023 contam com motor OM 924 LA de 163 cv de potência, 610 Nm de torque e apenas tecnologia SCR para tratamento dos gases poluentes (sem EGR). Além disso, o propulsor está combinado com o novo câmbio Mercedes-Benz G70 de 6 marchas em duas versões: automatizada e manual.

O motor OM 924 LA com tecnologia BlueTec 6 ganhou 5% de potência, oferecendo agora 163 cavalos. Além disso, o torque de 610 Nm se estende aos três novos modelos Euro 6”, destaca Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso se traduz em melhor desempenho e mais agilidade no trânsito e nas rodovias”.


As novidades da linha Accelo vão além da atualização do trem de força. Internamente destaca-se o revestimento do teto, tacógrafo no teto, novos porta-objetos, coluna de direção ajustável em 13 graus (mais 5 graus para cima e menos 8 graus para baixo), painel de instrumentos com novo display digital de 10,4 polegadas, teclas de navegação, controle eletrônico de levantamento do 3º eixo e alavanca do câmbio automatizado reposicionada na coluna de direção. Externamente, a introdução de espelho auxiliar, espelho frontal de aproximação e DRL (luz diurna de rodagem) de LED, completam a lista de novos atributos.

Os caminhões Mercedes-Benz Accelo 2023 também não deixam a desejar no quesito segurança. Prova disso é a introdução do ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), luzes de frenagem de emergência (ESS) e auxílio de partida em rampa (HSA) na versão com câmbio automatizado. Além disso, os caminhões Accelo vêm equipados com ABS (sistema antitravamento de rodas), ASR (controle de tração) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem).


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA