Facchini

Volvo inicia testes com caminhões movidos a hidrogênio em rodovias na Europa

Volvo/Divulgação

Exemplares estão sendo testados sob as condições severa do círculo polar ártico na Suécia; expectativa da marca é de que os novos caminhões sejam comercializados ainda nesta década

Google News
Parte importante da oferta de veículos com zero emissões da Volvo Trucks, os caminhões movidos a hidrogênio começaram a circular neste mês pelas rodovias localizadas no no norte da Suécia, emitindo apenas de vapor d’água.


Revelados no ano passado, os caminhões utilizam o hidrogênio como fonte de eletricidade a bordo, tornando-se assim uma importante alternativa para as operações de transporte em longas distâncias. Na Suécia, os exemplares em testes encaram as severas condições do círculo polar ártico, marcado principalmente por um clima extremamente frio.


Os caminhões operam sete dias por semana e em todos os tipos de ambiente. As condições adversas nas vias públicas no norte da Suécia, com gelo, vento e muita neve, proporcionam um ambiente ideal de testes,” diz Helena Alsiö, vice-presidente de gestão de powertrain da Volvo Trucks. “Fico feliz em afirmar que tudo está indo muito bem, numa sequência bem-sucedida dos testes que havíamos feito inicialmente em ambiente virtual e depois também em nosso campo de provas interno”.

Segundo a Volvo, os caminhões movidos a hidrogênio usarão duas células de combustível com capacidade para gerar 300 kW de energia elétrica. O hidrogênio verde é um recurso infinito, produzido a partir de fontes de energia renováveis, como vento, água e sol.


A expectativa da montadora sueca é de que os veículos com essa tecnologia estarão comercialmente disponíveis na Europa ainda segunda metade desta década. Para acelerar o desenvolvimento, o Grupo Volvo uniu forças com a Daimler para pesquisar e produzir sistemas de células de combustível sob medida para veículos pesados.

Precisamos agir agora para frear o aquecimento global. Independentemente das aplicações de transporte ou região do planeta, esperar não é uma opção. Em alguns anos, nossos clientes serão capazes de eliminar completamente as emissões de CO2 de seus caminhões,” diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Volvo/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA