Facchini

Randon New R

Vendas de caminhões seminovos caem 22% em abril

Carboni

Mais de 25 mil caminhões seminovos foram vendidos no mês de abril; número foi impactado pelo menor número de dias úteis no mês e pela dificuldade de acesso ao crédito

Google News
Diretamente impactado pelo menor número de dias úteis e também pela dificuldade de acesso ao crédito, o mercado brasileiro de caminhões seminovos encerrou o mês de abril registrando queda no número de negócios. A informação é confirmada pelos números oficiais da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE).


De acordo com o balanço oficial da entidade, 25.211 caminhões seminovos foram negociados em todo o país ao longo do mês de abril, queda de 22,61% em relação ao mês anterior, março, quando 32.576 exemplares foram negociados. Entretanto, em relação a abril de 2022, quando, 25.984 caminhões seminovos foram vendidos, a queda neste ano foi de apenas 2,97%.

No acumulado do ano, ou seja de janeiro a abril, 105.977 caminhões seminovos foram vendidos em todo o Brasil neste ano, alta de 0,97% em relação ao primeiro quadrimestre de 2022, quando 105.009 unidades foram comercializadas, ou seja, resultado equilibrado e estável.


O menor número de dias úteis (18 em abril ante 23 dias em março) foi um dos fatores que impactaram no resultado de abril, mas não podemos esquecer da conjuntura que tem afetado o mercado automotivo atualmente, que inclui restrição de crédito e baixo volume de emplacamentos, lembrando que muitos usados são dados como parte de pagamento na venda de novos”, analisa o Presidente da FENABRAVE, Andreta Jr.

Os dados divulgados pela Fenabrave também apontam as seis marcas que se destacaram no mercado de usados até abril de 2023. São elas, a Mercedes-Benz que garantiu uma participação de 36,84% nos negócios seguida pela sua principal concorrente, a Volkswagen que alcançou uma participação de 21,65%, a Ford com 15,01%, a Scania com 9,95% de participação, seguida da sua concorrente sueca Volvo com 9,27% e a IVECO com 4,37% de participação nos negócios de usados.


Confira na íntegra os números da FENABRAVE: CLIQUE AQUI


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA