Facchini

Transportadores não confiam no atual cenário econômico do Brasil

Reprodução

Levantamento realizado pela CNT releva que a confiança do transportador em relação ao cenário atual está abaixo da média; 318 empresas foram ouvidas

Google News
A Confederação Nacional do Transporte (CNT) revelou nesta semana o resultado do primeiro Índice de Confiança do Transportador, sondagem que ouviu o segmento sobre as perspectivas em relação ao ambiente de negócios e a própria atividade. O resultado foi uma confiança abaixo da média, que indica pessimismo dos transportadores em relação ao cenário econômico brasileiro.


De acordo com a entidade, em uma escala de avaliação de otimismo que vai de 0% a 100%, o índice geral foi de 46,9%. O Índice é uma composição ponderada da confiança dos empresários nas condições atuais (38,9%) e nas perspectivas (50,9%) para os próximos seis meses. Ou seja, em relação ao futuro, os transportadores estão mais confiantes do que na situação atual.

A sondagem contou com o apoio da Fetransul (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul) e com participação de 318 empresários do modo rodoviário de cargas no Rio Grande do Sul, sendo, 222 microempresas (até 9 empregados), 58 empresas de pequeno porte (de 10 a 49 empregados), 19 de médio porte (de 50 a 99 empregados) e 19 de grande porte (100 ou mais empregados).


A iniciativa da CNT, de criar um índice de confiança do setor, é ótima. Ter o Rio Grande do Sul no projeto-piloto é uma satisfação. Muitos empresários responderam. Cuidar de quem está na ponta é um movimento importante”, destacou o presidente da Fetransul, Afrânio Kieling.

Segundo a CNT, os resultados podem ser utilizados pelos empresários para a análise de investimentos nas atividades. Além disso, o indicador poder ser um importante balizador das ações de defesa e interesses do setor junto aos poderes Executivo e Legislativo federal e estaduais, uma vez que a confiança é afetada pela política e pela conjuntura econômica.

LEIA TAMBÉM

Confira na íntegra os resultados da sondagem: CLIQUE AQUI

Caminhões e Carretas

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA