Facchini

Governo Lula acaba com política internacional de preços da Petrobras

Geraldo Falcão/Agência Petrobras

Preços dos combustíveis passam a ser baseados no custo alternativo do cliente como prioridade e no valor marginal para a Petrobras; mudança vem acompanhada de queda no preço

Google News
A Petrobras anunciou nesta terça-feira, 16 de maio, o fim da política de Preço de Paridade de Importação (PPI). A decisão foi tomada logo após a Diretoria Executiva (DE) aprovar uma nova estratégia comercial para definição de preços do diesel e da gasolina. A partir de agora, as referências de mercado serão o custo alternativo do cliente como prioridade e o valor marginal para a Petrobras. 

De acordo com a petroleira, o custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos, já o valor marginal para a Petrobras é baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino. 


Com essa estratégia comercial, a Petrobras vai ser mais eficiente e competitiva, atuando com mais flexibilidade para disputar mercados com seus concorrentes. Vamos continuar seguindo as referências de mercado, sem abdicar das vantagens competitivas de ser uma empresa com grande capacidade de produção e estrutura de escoamento e transporte em todo o país”, destaca o Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. 

Em nota, a Petrobras afirma que a nova metodologia irá assegurar uma precificação competitiva e não afetará a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico

Nosso modelo vai considerar a participação da Petrobras e o preço competitivo em cada mercado e região, a otimização dos nossos ativos de refino e a rentabilidade de maneira sustentável”, declarou o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser.


Ainda segundo a Petrobras, os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, mas evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio. 

Queda significativa no preço dos combustíveis
Com o fim da política de Preço de Paridade de Importação (PPI), a Petrobras também anunciou nesta terça-feira (16) reduções significativas nos preços dos combustíveis. 

A partir da 0h desta quarta-feira (17), o valor do litro do óleo diesel será reduzido em 12,8% (R$ 0,44), enquanto o da gasolina terá queda de 12,6% (R$ 0,40).



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA