Facchini

Mercedes-Benz corta segundo turno da produção de caminhões

Mercedes-Benz/Divulgação

Produção de caminhões em apenas um turno poderá ser mantida por até 3 meses; férias coletivas e semanas curtas de trabalho também estão entre as medidas adotadas pela montadora

Google News
Por pelo menos dois ou até mesmo três meses consecutivos, a Mercedes-Benz do Brasil passará a produzir caminhões em apenas um turno na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). A decisão que será colocada em prática a partir de maio, foi confirmada por meio de um boletim oficial da montadora e também pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. 

O corte do segundo turno da produção acontece exatamente em um momento que o mercado brasileiro de caminhões sinaliza queda no volume de negócios e sente os reflexos da dificuldade de acesso ao crédito, especialmente devido a alta taxa de juros. O aumento de preços dos caminhões também é apontada como uma das causas da queda nas vendas. 


A situação foi agravada ainda mais pela falta de peças, pela antecipação das vendas em 2022 com o Euro 6, que é o conjunto de normas regulamentadoras sobre emissão de poluentes para motores diesel e, principalmente, em função da redução na produção de caminhões por falta de financiamentos, da queda no consumo e das altas nas taxas de juros em nosso país”, disse o vice-presidente do Sindicato, Carlos Caramelo.

O ajuste na produção que vem sendo colocado em prática pela montadora de origem alemã também prevê férias coletivas parciais para os colaboradores das Fábricas de São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG), além de semanas curtas de trabalho conforme a necessidade de cada área, seguindo assim as demandas do mercado. 


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA