Facchini

Volvo testa caminhões com câmeras no lugar dos retrovisores na Europa

Reprodução/Facebook

Flagrante registrado na Suécia revela testes de diferentes câmeras nas laterais da cabine; expectativa é de que a novidade seja lançada no mercado europeu ainda neste ano

Google News
Ao que tudo indica, a Volvo será a próxima montadora de caminhões a oferecer como opção um moderno sistema de câmeras capaz de substituir os tradicionais espelhos retrovisores. A possibilidade ganhou força nesta quarta-feira, 19 de abril, a após um flagrante registrado nos arredores da fábrica da marca em Gotemburgo, Suécia.


Por meio das imagens registradas e divulgadas pela caminhoneiro sueco, Mari Och Sabrina Västtorp, é possível visualizar que um Volvo FH 540 6x2/4, utilizado como "mula de testes" pela própria montadora, já circula com um moderníssimo sistema de câmeras, composto por duas lentes e posicionado na parte superior da cabine. 

Curiosamente, a presença do recurso no lugar dos tradicionais retrovisores não é o único ponto que chama a atenção do modelo flagrado em terras suecas. O exemplar também circulava com o tradicional espelho de meio fio e ainda com mais duas câmeras adicionais próximas aos defletores de ar, indicando assim a possibilidade da Volvo ir além do que já é oferecido no mercado por outras marcas.

Reprodução/Facebook

Além de eliminar de forma considerável os pontos cegos e assegurar a melhor visibilidade, especialmente no período noturno e em condições climáticas adversas, a substituição dos tradicionais espelhos retrovisores por câmeras também se destaca pelos ganhos aerodinâmicos, especialmente ao reduzir o arraste e ainda aprimorar o consumo de combustível.


Apesar da montadora sueca não confirmar o lançamento oficial da tecnologia, a expectativa é de que o sistema de câmeras passa a ser oferecido como opcional para os caminhões Volvo no mercado europeu ainda neste ano.

Atualmente, o recurso já é oferecido no velho continente pela Mercedes-Benz, MAN, Scania e mais recentemente também pela DAF.

Mari Och Sabrina Västtorp/Facebook

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA