Facchini

Randon New R

Volkswagen apresenta primeiro caminhão de corrida híbrido elétrico do mundo

VWCO/Divulgação

Pilotado por Felipe Giaffone, VW Meteor Mission Zero será um dos grandes destaques da temporada 2023 da Copa Truck

Google News
No próximo domingo, 19 de março, o Autódromo de Goiânia será palco da estreia do primeiro caminhão de corrida híbrido do mundo. Trata-se de um inédito Volkswagen Meteor equipado com motores a combustão e elétrico que participará da temporada 2023 da Copa Truck.

Resultado de uma importante parceria entre a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) com a CBMM, Ciser, Giaffone Electric e a R9 Competições, a iniciativa Mission Zero tem como propósito iniciar uma jornada em direção a zerar a emissão de carbono no segmento. 

Segundo a VWCO, A competição servirá como laboratório em que novas tecnologias serão exploradas e testadas em condições extremas, com foco em eficiência energética, segurança, otimização de peso e neutralização das emissões de carbono. Pensado nos mínimos detalhes, o inédito VW Meteor híbrido conta com um pacote de trem de força e demais componentes que priorizam a redução do consumo de combustível e das emissões.


O principal diferencial do gigante está na presença de um motor elétrico responsável por auxiliar o motor a diesel. A integração eletrônica do veículo utiliza de forma inteligente e sincronizada ambos os sistemas de tração (elétrica e combustão), junto com um sistema de regeneração de energia durante a frenagem, conhecido como Kers, para recarregar as baterias. Tudo isso projetado de acordo com os mais rigorosos padrões de segurança.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus demonstra, mais uma vez, seu pioneirismo no desenvolvimento de novas tecnologias, apoiando tecnicamente essa iniciativa que busca o avanço da categoria Copa Truck rumo à neutralização das emissões de carbono dos veículos, promovendo uma competição mais sustentável”, explica Luciano Cafure, diretor de Marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

VWCO/Divulgação
Outro grande diferencial do caminhão está na adoção de tecnologias mais sustentáveis e inovadores, como por exemplo o Nióbio, que confere mais resistência, leveza e segurança, tornando o caminhão ainda mais competitivo. a jornada tecnológica também prevê a adoção de materiais nanocristalinos (ligas que, com o Nióbio, adquirem um conjunto único de propriedades eletromagnéticas) aplicáveis à eletroeletrônica e em componentes para o carregamento com maior eficiência energética.

Nosso foco é fazer implementações progressivas e aperfeiçoar componentes essenciais do caminhão. O Nióbio é um elemento chave nesta jornada altamente tecnológica. Pequenas adições deste metal com propriedades únicas são capazes de aumentar a performance de materiais utilizados, já que o veículo fica mais leve e consome menos combustível. A Copa Truck permite testar os materiais e novos componentes ao limite. É como colocar um laboratório nas pistas; nos permite inovar mais rápido”. explica Érico França, especialista técnico da CBMM. 


"Acreditamos que essa é a oportunidade para levar a competição a um novo patamar de desempenho e sustentabilidade, sendo um importante passo para a indústria automotiva”, destaca Jackson Dal Comuni, gerente de marketing da Ciser, maior fabricante de fixadores da América Latina. "Estamos muito entusiasmados em apoiar o piloto Felipe Giaffone em mais uma temporada da Copa Truck, especialmente pela iniciativa inovadora de desenvolver o primeiro caminhão híbrido com motores a combustão e elétrico da competição”.

O bruto inovador será pilotado por Felipe Giaffone. “Estou muito feliz em participar deste projeto tão inovador e inspirador ao lado de parceiros incríveis: CBMM, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Ciser, Giaffone Electric e a R9 Competições. Além da Omni Financeira, um parceiro que atua comigo em vários projetos. Este será um ano inesquecível e marca o começo de uma nova jornada de sustentabilidade no esporte a motor nacional”, comenta o piloto da equipe R9 Competições | Giaffone Racing.

VWCO/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA