Facchini

Randon New R

Caminhões passam a ser pesados nas próprias faixas da Via Dutra

CCR RioSP/Divulgação

Em fase de testes, tecnologia de pesagem em movimento promete reduzir de forma considerável as filas nas balanças 

Google News
Neste mês de março, a Via Dutra (BR-116), rodovia administrada pela CCR RioSP, passou a contar com um novo e inteligente sistema de pesagem em movimento de caminhões. A adoção da nova tecnologia está prevista no novo contrato de concessão. 


De acordo com a concessionária, o km 179 da pista sentido São Paulo, em Guararema (SP), o km 0 da pista sentido Rio de Janeiro, em Queluz (SP), o km 307 da pista sentido São Paulo, em Resende (RJ) e o km 223 da pista sentido São Paulo, em Paracambi (RJ), já contam com pórticos com câmeras, que operam inicialmente em caráter de testes e pesam os veículos de carga diretamente sobre as faixas de rolagem.


Ainda segundo a CCR RioSP, com a adoção da nova tecnologia, as balanças seletivas existentes nos postos de pesagem atuais serão desativadas. Já a seleção dos veículos para o processo de pesagem mais detalhado será feito pelo sistema de pesagem em velocidade. 

Dentre os benefícios proporcionados pelo novo sistema de pesagem, destaca-se, a redução de acidentes e melhor conservação do pavimento, devido à redução de veículos com sobrepeso na rodovia. A nova tecnologia também irá contribuir para a redução de longas filas para pesagem, influenciando no fluxo de veículos e no gerenciamento de tráfego.


Como funciona
Sensores instalados no pavimento e câmeras OCR fazem a classificação, leitura de placas e dimensionamento (altura comprimento e largura) combinados com a leitura das características dos veículos para sua correta classificação e pesagem. Dessa forma, o veículo que estiver dentro do limite de peso permitido para à via segue viagem. 

O motorista só é obrigado a entrar no posto de pesagem caso os sensores indiquem excesso de peso. Quando isso ocorrer o motorista será avisado por meio de mensagem em Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs). Todo o procedimento é monitorado por câmeras. Os equipamentos auxiliam a identificar fuga de veículos por meio de imagens panorâmicas e de placas, que caracterizem a infração do veículo que deixou de respeitar sinalização de encaminhamento ao posto de fiscalização.

LEIA TAMBÉM

Com informações: CCR RioSP

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA