Facchini

PRF flagra mais de 500 toneladas de excesso de peso no Piauí

PRF/Divulgação

Quantia expressiva foi registrada durante a Operação Overweight em Picos (PI); ao todo 722 veículos de carga foram fiscalizados

Google News
Entre os dias 14 e 19 de março, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou as ações fiscalização na região de Picos (PI) por meio da Operação Overweight, ação que teve como foco principal o combate ao excesso de peso em veículos de carga, além de crimes e infrações relacionadas ao transporte irregular de produtos, mercadorias e o descumprimento da Lei do Descanso.


De acordo com o balanço oficial da corporação, 722 veículos de carga foram fiscalizados, 88 autos de infração por excesso de peso e 36 por transporte irregular de produtos perigosos foram lavrados. Ao todo, 531 mil kg de excesso de peso foram flagrados, quase o dobro do excesso de peso retirado em todo o ano de 2022 na região.

Ainda segundo a PRF, a operação é importante para garantir a segurança nas estradas, proteger os motoristas, reduzir o risco de acidentes e contribuir para o aumento da vida útil do pavimento rodoviário, evitando deformações e desgastes prematuros da manta asfáltica.


Excesso de carga
Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, devido a redução da vida útil do pavimento, comprometimento da eficiência do sistema de freios e aumento considerável no risco de acidentes graves.

Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA