Facchini

Cummins apresentará novo motor de 15 litros e 660 cv de potência

Cummins/Divulgação

Desenvolvido inicialmente para o mercado australiano e batizado de X15D, novo propulsor também se destacará por ser 225 kg mais leve

Google News
Com presença confirmada no Brisbane Truck Show, principal feira de caminhões do mercado australiano e que acontecerá entre os dias 18 e 21 de maio, a Cummins promete revelar ao mercado local o maior e mais avançado motor de 15 litros de todos os tempos. 


Batizado de X15D, o novo propulsor promete entregar até 660 cavalos de potência e impressionantes 3.200 Nm de torque, além de novos padrões de eficiência de combustível e níveis de emissões significativamente reduzidos. Atualmente, o motor Cummins de 15 litros mais potente ofertado à Austrália e Nova Zelândia conta com 615 cv de potência e 2780 Nm de torque. 

Com a nova plataforma da série X, a Cummins está levando o motor de combustão interna para uma nova geração, capaz de atender aos futuros padrões de emissões ultrabaixas com capacidade para operar com combustíveis de baixo a zero carbono”, disse Mike Fowler, diretor de negócios rodoviários para a Cummins Asia Pacific.

Potência e torque elevados não serão os únicos grandes diferenciais do inédito motor Cummins. O propulsor também se destacará pela significativa redução de peso seco, cerca de 225 kg a menos que o atual motor Cummins X15. Novo bloco de ferro esculpido e novo cárter estão entre os diferenciais que asseguram a significativa redução de peso e garantem a maior densidade de potência por peso.


O design exclusivo do cilindro de potência permite pressões de pico do cilindro muito mais altas – 20% mais altas do que o motor atual – e isso aumenta a densidade de potência e a eficiência geral”, ressalta Fowler.

Apesar de ser apresentado na feira australiana, a comercialização do novo propulsor não começará de forma imediata. Segundo a Cummins, até o final de 2023, o novo motor X15D passará por mais um extenso e detalhado programa de testes em mais de 10 caminhões, tendo como meta acumular mais de cinco milhões de quilômetros.

O X15D só será lançado quando estivermos completamente satisfeitos com sua confiabilidade e durabilidade em atender às duras demandas operacionais dos rodotrens australianos”, completa Fowler.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA