Facchini

Mercedes-Benz e ASG Motorsport revelam equipe e caminhões para a Copa Truck 2023

Mercedes-Benz/Divulgação

Três caminhões MB Actros utilizados na competição contarão com MirrorCam na temporada deste ano; Caio Casto e Bia Figueiredo passam a integrar o time de pilotos

Google News
Reafirmando uma parceria de sucesso, a Mercedes-Benz do Brasil e a ASG Motorsport apresentaram nesta semana o Actros da Copa Truck 2023 e os novos integrantes da equipe que novamente representará a marca na maior competição da categoria na América Latina.


Na temporada deste ano, a ASG contará com sete pilotos. Roberval Andrade, proprietário da equipe e campeão da Copa Truck em 2018, ganha a companhia de pilotos que estreiam na competição: Caio Castro, que pilota desde os 19 anos e já participou de inúmeros campeonatos amadores e profissionais, enquanto Bia Figueiredo tem a Fórmula Indy e a Stock Car no currículo. Caio e Bia integrarão a categoria de novatos, batizada de Super Truck.

A equipe também conta com os pilotos Daniel Kelemen e Jaidson Zini, que já defendiam a ASG no ano passado, e dois novos integrantes: Raphael Abbate e Luiz Lopes, que estavam ligados a outras equipes em 2022.

A Mercedes-Benz tem longa tradição e uma trajetória vitoriosa nas corridas de caminhão no Brasil. Por isso, participamos e apoiamos a Copa Truck, que reúne a paixão pelos brutos com a adrenalina e a emoção das acirradas disputas entre pilotos e marcas”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Nesse ambiente esportivo, que reúne muitos fãs, o Actros atinge até 240 km/h nos circuitos e os pilotos podem perceber toda força, performance, robustez, resistência e confiabilidade que são reconhecidos pelos motoristas no dia a dia do transporte de cargas. Portanto, esta competição é uma vitrine muito especial para nós”.


A estreia na Copa Truck 2023 está marcada para o dia 19 de março, em Goiânia (GO). Roberval Andrade contará com um Actros totalmente zero km, equipado com motor OM 460 de 13 litros, 6 cilindros em linha e mais de 1000 cv de potência. O exemplar se destacará ainda customização interna da cabine e a presença inédita do MirrorCam, o exclusivo sistema de câmeras do caminhão top de linha da Mercedes-Benz que substitui os espelhos retrovisores externos convencionais. Além de Roberval, os pilotos Caio Castro e Bia Figueiredo também terão MirrorCam em seus caminhões.  

Todos os demais caminhões foram desenvolvidos, revisados e ajustados para a nova temporada da Copa Truck, passando ainda, a cada etapa, por novos ajustes de acordo com as características dos circuitos.

Com apenas um ano de história, a ASG Motorsport reforça o compromisso da Copa Truck e se compromete em levar para as pistas e para a organização das corridas os conceitos ESG – ambiental, social e governança”, diz Roberval Andrade. “Esses conceitos começam a fazer parte do dia a dia de cerca de 40 integrantes da nossa organização, entre pilotos, mecânicos, engenheiros e demais colaboradores”. Um dos pilares que a equipe está trabalhando para a temporada 2023 é a inclusão de mais mulheres no universo do automobilismo. E para reforçar esse compromisso a ASG trouxe a primeira mulher chefe de equipe da Copa Truck, a carioca Rachel Loh, com mais de 19 anos de experiencia no automobilismo nacional. “Estou animada e lisonjeada em receber a oportunidade de ingressar na Copa Truck, no comando em pista da equipe ASG Motorsport. Será um grande desafio estar a frente de uma equipe de 7 caminhões e 7 pilotos de muito respeito, em particular superfeliz e emocionada com a estréia da Bia Figueiredo na categoria, aumentando a representatividade feminina! Vamos em busca de pódios e títulos!


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA