Facchini

Caminhões 100% elétricos Volvo irão operar em minas subterrâneas

Volvo/Divulgação

Por meio de uma parceria com o grupo de mineração sueco Boliden, dois Volvo FH elétricos serão empregados no transporte de equipamentos e rochas

Google News
Os caminhões 100% elétricos Volvo conquistarão neste ano uma nova e severa aplicação do transporte. Por meio uma importante parceria com o grupo de mineração sueco Boliden, novos exemplares serão colocados em operação em minas subterrâneas.


Considerados uma importante alternativa especialmente devido a ausência de emissão de poluentes e a possibilidade de assegurarem ambientes de trabalho mais seguros e silenciosos, os caminhões elétricos estão totalmente alinhados com a rápidas mudanças que estão colocadas em prática na indústria de mineração. No caso da Boliden, os veículos movidos a diesel são responsáveis pela maior parte das emissões de dióxido de carbono. A companhia tem como meta, reduzir em 40% as emissões até 2030.

O acordo de cooperação entre a mineradora e a montadora sueca prevê inicialmente o emprego de dois caminhões pesados 100% elétricos na mina de Kankberg da Boliden, nos arredores de Skellefteå, no norte da Suécia. Caso toda a frota de caminhões da mineradora seja eletrificada, as emissões de CO2 poderão ser reduzidas em mais de 25%. 

Esta é uma colaboração empolgante em um ambiente com demandas muito difíceis; encostas íngremes, cargas pesadas e ar úmido que desgasta os veículos”, afirma Jessica Lindholm, gerente de projetos da Volvo Trucks. “A colaboração com a Boliden nos dará um conhecimento valioso sobre o desempenho de caminhões elétricos quando conduzidos no subsolo e fornecerá respostas a perguntas sobre como o sistema de transmissão e as baterias são afetados. A redução das emissões de dióxido de carbono para o transporte de mineração também significa que, indiretamente, reduziremos nossas próprias emissões de CO2, porque as matérias-primas da indústria de mineração são usadas em nossos caminhões”.


Inicialmente um Volvo FH elétrico será empregado no transporte de máquinas e equipamentos para dentro da mina. Posteriormente um segundo exemplar passará a ser empregado no transporte subterrâneo de rochas e minérios.

Vemos a colaboração com a Volvo como uma oportunidade fantástica para impulsionar a tecnologia elétrica e, ao mesmo tempo, aprender como adaptar nossas operações para uma transição para o transporte subterrâneo livre de combustíveis fósseis. Um grande benefício dos caminhões é que eles contribuirão para uma mina mais sustentável, tanto em termos de emissões quanto de ambiente de trabalho para nossos funcionários”, comenta Dennis Forslund, gerente de projetos da Boliden. “Além disso, a quantidade total de energia consumida na mina será menor, pois o acionamento elétrico é mais eficiente energeticamente do que um motor a diesel, e é possível capturar a eletricidade regenerada durante a frenagem do motor em declives”.

Atualmente a Volvo Trucks oferece a maior e mais completa gama de caminhões elétricos do setor, com seis modelos de caminhões elétricos em produção em série. Líder de mercado em caminhões elétricos pesados ​​na Europa e nos Estados Unidos, a montadora sueca tem como expectativa para 2030 que 50% das vendas sejam de veículos comerciais elétricos.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA