Facchini

PRF e ANTT flagram diversas irregularidades em ônibus clandestinos na BR-381/MG

PRF/Divulgação

Ônibus em mau estado de conservação, pneus carecas, excesso de passageiros e motorista dormindo no bagageiro estão entre as irregularidades flagradas

Google News
Na madrugada do último domingo, 5 de fevereiro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizaram uma operação conjunta com foco no combate ao transporte irregular de passageiros, especialmente em ônibus. A fiscalização se concentrou no km 47 da BR-381, em Atibaia (SP).



Durante a ação, além de diversos veículos realizando o transporte de passageiros de forma clandestina, os agentes constataram uma série de infrações de trânsito gravíssimas, como, ônibus em mau estado de conservação, com pneus lisos, banheiros interditados, excesso de passageiros, crianças dormindo no corredor, condições precárias de higiene, descumprimento da Lei do Descanso, além de um motorista auxiliar dormindo no bagageiro.

Um dos ônibus abordados, saiu de Garanhuns (PE) e tinha como destino a capital paulista. O veículo apresentava condições de higiene precárias, 42 pessoas eram transportadas por dois motoristas que revezavam na direção, parando apenas para refeições rápidas, descumprindo assim a Lei do Descanso que determina que a cada 24 horas, o motorista descanse 11 horas. Enquanto um motorista dirigia, o outro descansava no bagageiro externo do ônibus em um colchão improvisado.

PRF/Divulgação


Já um segundo ônibus, que saiu do interior da Bahia com destino a Santos (SP) tentou se evadir da fiscalização, adentrando em um posto de combustíveis. Dentro do veículo que tinha capacidade para 46 passageiros, foram encontrados 53 passageiros, além de três bebês de colo. Alguns passageiros estavam acomodados no chão, o ônibus possuía condições precárias de higiene e segurança, além disso o motorista não cumpria a lei do descanso, que prevê uma parada de 30 minutos a cada hora de direção.

Ainda segundo a PRF, todos os ônibus possuíam irregularidades no disco tacógrafo, além de outras infrações como falta do uso do cinto de segurança, pneus lisos e mau estado de conservação, colocando em risco a vida de todos os ocupantes.

Diante dos fatos, todos os passageiros foram realocados em ônibus regulares para seguirem viagem. Além disso, todas as autuações relativas ao trânsito e transporte foram aplicadas. Um ônibus ainda foi encaminhado para o pátio da ANTT.

PRF/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA