Facchini

Luft Logistics coloca em operação caminhão 100% elétrico

Luft Logistics/Divulgação

Com autonomia para 200 km, exemplar está sendo empregado em operações de distribuição na capital paulista; JAC iEV1200T possui custo de manutenção 6 vezes menor que o de um modelo a diesel equivalente

Google News
Em total sintonia com o programa ESG (Meio Ambiente, Social e Governança), a operadora logística Luft Logistics iniciou 2023 colocando em operação o primeiro caminhão 100% elétrico da frota. 


Conduzido pela motorista Edna Leite, o modelo JAC iEV1200T vem sendo empregado nas operações urbanas na cidade de São Paulo e região metropolitana, sendo resultado de uma importante parceria entre a Luft Healthcare - voltada à área da Saúde - e o laboratório farmacêutico e de dermocosméticos francês Expanscience.

Com capacidade para transportar até 4 toneladas de carga líquida e uma autonomia para até 200 quilômetros, o o JAC iEV1200T se destaca pelo torque imediato de 1.200 Nm. O exemplar também traz como diferenciais uma elevada tecnologia embarcada que inclui, bateria de 97 kWh de capacidade, luzes de LED diurnas e câmera de ré.

Além da zero emissão de gases causadores do efeito estufa, justamente por não consumir nenhum tipo de combustível fóssil, o modelo recém implementado pela Luft Logistics também se destaca pelo baixo custo operacional e de manutenção. Segundo o fabricante, o consumo de energia elétrica é de R$ 25,00 aproximadamente, a cada 100KM (48KWh para 100km). Já o custo de manutenção é até 6 vezes menor que o de um modelo a diesel equivalente, justamente por não possuir câmbio, radiador, filtro de ar, filtro de óleo, filtro de combustível, sistema de escapamento, correias, bico injetor ou bomba de injeção, entre outros itens.


Estamos muito felizes com este projeto de sustentabilidade em parceria com a Luft Healthcare. Buscamos ações com impacto positivo na sociedade e no meio ambiente e este lançamento está totalmente alinhado a este propósito, assim como ao nosso compromisso de carbono zero até 2030 com a marca Mustela”, afirma Lucas Leal Chaves, Diretor Financeiro do Laboratories Expanscience no Brasil.  

O início das operações com veículos elétricos é um importante passo de sustentabilidade no desenvolvimento das nossas atividades. Neste sentido, reiteramos nosso compromisso constante com a qualificação de veículos e manutenção das frotas”, declara Angélica Nogueira, Diretora de Serviços da Luft Healthcare. 

Luft Logistics/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA