Facchini

JSL desenvolve solução para Caterpillar que reduz custos com frete

JSL/Divulgação

Empresa de logística desenvolveu carretas sob medida e com ampla capacidade de carga para otimizar o transporte de peças e máquinas

Google News
Fornecedora da Caterpillar há 45 anos, a JSL, empresa com o maior portfólio de serviços logísticos do País, desenvolveu duas soluções sob medida capazes de otimizarem de forma significativa o transporte de peças e máquinas, gerando assim uma importante redução de custos com frete. A iniciativa faz parte de um contrato de 36 meses.

Em parceria com a Truckvan, empresa do grupo Vamos, que por sua vez faz parte Simpar, mesma holding da JSL, foram desenvolvidas três carretas parcialmente rebaixadas com 1,05 metros de altura, pneus menores e vão de carga livre de 15,8 m de comprimento, totalizando 18,6 m cada quando engatadas aos cavalos mecânicos. A solução possibilitou o transporte de 32 cabines de minicarregadeiras (skid steer) em cada carreta, o dobro da quantidade original. Resultado de um investimento de R$ 210 mil na produção de cada implemento, a solução já está sendo aplicada na operação existente entre Boituva (SP) e a fábrica da multinacional em Campo Largo (PR).


A JSL também desenvolveu para a Caterpillar uma carreta para o transporte de retroescavadeiras da fábrica em Campo Largo para o Terminal de Contêineres de Paranaguá (PR) e o Terminal de Veículos, no Guarujá (SP). A novidade ampliou de quatro para cinco o número de tratores transportados em uma única viagem. 

O principal desafio foi desenhar uma carreta longa o bastante para levar mais máquinas em uma única viagem, mas que também fosse leve e estivesse de acordo com a legislação”, afirma Sergio Soares, gerente de operações da JSL. 

Também fabricadas pela Truckvan, cada carreta conta com 19 m de comprimento e 10,8 toneladas de tara. Segundo a empresa de logística também foram investidos R$ 210 mil no desenvolvimento de cada exemplar.

JSL/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA