Facchini

Randon New R

Marvel realiza o transporte de 1.500 toneladas de cerejas durante as festas natalinas

Marvel/Divulgação

Com logística especializada e cuidados específicos, frutas são importadas do Chile e percorrem 3.500 km em até 10 dias a bordo de 65 carretas

Google News
A chegada do Natal provoca uma verdadeira transformação na mesa dos brasileiros e também nas gôndolas de supermercados e hortifrútis, através da presença de frutas típicas, como a cereja. Mas para chegar até o Brasil, existe uma logística extremamente especializada, justamente por se tratar de um alimento que não é cultivado no país e típico de locais com clima frio. 

É do Chile, terceiro maior produtor de cerejas do mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, que vem a maior parte da cereja que o brasileiro consome. Após a colheita, as frutas têm validade de duas a três semanas, necessitando de equipamentos para mantê-las sob refrigeração adequada.


O principal objetivo do armazenamento refrigerado é estender ao máximo a conservação sem perder a cor e o sabor. Por isso, é imprescindível que o transporte possua um rigoroso controle do fluxo de ar e temperatura, que deve ser mantida entre -1°C e 0°C”, explica Talita Costella, gerente da Transportadora Marvel, empresa controlada pela JSL e maior importadora brasileira de cerejas.

Coletadas na região chilena de Curicó e Rancagua, onde são cultivadas, as frutas transportadas pela Marvel encaram uma jornada de 3.500 km entre 8 e 10 dias, que tem como destino final a região da capital paulista. A expectativa da empresa para 2022 é importar 1.500 toneladas de cereja, quase o dobro das 800 toneladas carregadas em 2021, o que equivale a um volume médio de 65 cargas/veículos.


Os cuidados com a logística começam na definição da melhor rota. Ações como pontualidade e agilidade são essenciais para preservar a carga delicada e evitar perdas. A operação da Marvel conta com um time especializado em gestão de cargas sensíveis, que orienta durante todo o processo para assegurar, por exemplo, o espaçamento entre as mercadorias para melhor circulação do ar frio. “O monitoramento 24 horas é feito por sistema de rastreamento que gera informações de posição e temperatura, indicadores de produtividade da viagem e gráfico de frio em tempo real”, diz Talita Costella.

Cliente da Marvel desde sua fundação, a Garden Fruit, de Jundiaí (SP), reconhece a importância de contar com a parceria de uma transportadora experiente. “Como a qualidade do frio é essencial, a Marvel possui um departamento específico para o monitoramento da temperatura em tempo real, o que nos traz tranquilidade ao transportar uma carga tão valiosa”, afirma Julio Cesar Zanardi, proprietário da Garden Fruit. “O controle de qualidade precisa ser impecável, desde o Chile até o destino. Por isso, buscamos parceiros que sejam especialistas e consigam atingir esse nível de excelência”, completa.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA