Facchini

Randon New R

PRF flagra 800 toneladas de excesso de peso na BR-010/MA

PRF/Divulgação

Quantia expressiva de excesso de carga foi constatada ao longo de 14 dias da Operação Temática Regional de Pesos e Dimensões, promovida pela PRF no Maranhão

Google News
Com o objetivo de garantir a segurança viária e pública, combater crimes ambientais e contribuir para a preservação do patrimônio público, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou entre os dias 19 de outubro e 02 de novembro, mais uma edição da Operação Temática Regional de Pesos e Dimensões no estado Maranhão.

Ao longo dos 14 dias da ação de fiscalização que se concentrou no trecho da BR-010 que corta o município de Imperatriz (MA), os policiais rodoviários federais flagraram um total de cerca de 800 toneladas de excesso de peso, dividida em diversos veículos de carga.

Ainda segundo a corporação, os agentes lavraram 200 autos de infrações e fiscalizaram mais de 270 veículos de carga. Além disso, a PRF também fiscalizou 286 pessoas, das quais 14 foram detidas. 


Excesso de carga
Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, devido a redução da vida útil do pavimento, comprometimento da eficiência do sistema de freios e aumento considerável no risco de acidentes graves.

Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.

PRF/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA