Facchini

BBM Logística amplia em 150% a capacidade de entrega para a Black Friday

BBM Logística/Divulgação

Com clientes como Amazon, Via Varejo, Renner, Netshoes, Magazine Luiza, Natura e Grupo O Boticário, a BBM também aumentou em 80% o número de colaboradores

Google News
Para garantir o sucesso da operação durante a Black Friday 2022, que ocorre em 25 de novembro em todo o Brasil, a BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do modal rodoviário do Mercosul, reforçou sua estrutura operacional para atender ao crescimento do consumo típico do período. A companhia ampliou em 150% a capacidade de triagem de seu hub logístico em Jundiaí, município paulista localizado a 50 km da capital, São Paulo, e conhecido por ser um polo relevante de distribuição do setor logístico. A iniciativa tem como objetivo principal atender o pico da demanda no e-commerce, em especial nos 15 dias que envolvem o pré e pós-evento.


Além disso, a Diálogo Logística, empresa de e-commerce do Grupo BBM, aumentou em 80% o número de colaboradores para atuar no operacional e na torre de controle para proporcionar a melhor experiência para seus clientes, com rastreamento de carga em tempo real e para o esclarecimento de dúvidas. “O incremento no time de atendimento faz com que os nossos clientes tenham o rastreamento e esclarecimento de dúvidas do processo de entrega sempre atualizados”, explica Ricardo Hoerde, diretor da unidade de e-commerce do Grupo BBM Logística.

Segundo Hoerde, o grande desafio é fazer com que os produtos cheguem no prazo certo com qualidade na entrega, evitando dor de cabeça para o consumidor. Do ponto de vista logístico, envolve uma cadeia operacional extremamente complexa e volumosa. “Da coleta à entrega, é preciso colocar em prática um planejamento eficiente para viabilizar que um volume tão expressivo de produtos cheguem ao seu destino no menor prazo possível”, destaca. O diretor observa ainda que a companhia criou um setor de planejamento operacional e aumentou em 70% o número de entregadores para atender à demanda desse período.


Hoerde explica que, um dos recursos inéditos entre as transportadoras brasileiras desenvolvido pelo Grupo BBM, por meio da Diálogo, é um aplicativo próprio para os entregadores que permite a comprovação da entrega por comando de voz. Criada durante a pandemia, a tecnologia é uma alternativa de segurança para que os clientes evitem o contato direto com o celular do entregador na hora de validar a entrega. “O app faz parte das nossas ações de resposta para intensificar a segurança para mais de 2 mil entregadores, além dos clientes, cujo atendimento deve ser em níveis de excelência”, destaca o executivo.

Uma das datas do ano mais aguardadas por lojistas e consumidores, a Black Friday teve origem nos Estados Unidos e é adotada em vários países, como o Brasil. A data representa um momento de aquecimento do consumo, já que há uma expectativa dos consumidores de apreciar as promoções. Este ano, a data ganha um tempero extra, já que coincide com a realização da Copa do Mundo (de 20/11 a 18/12).

De acordo com uma pesquisa recém-divulgada pelo Instituto Ipsos, o brasileiro está otimista e poderá gastar mais na Black Friday. Dados do levantamento dão conta que 71% dos entrevistados pretendem comprar na temporada, alta de 16% em comparação ao mesmo período do ano passado. A Copa do Mundo, por sua vez, pode contribuir para o aumento do consumo nos segmentos de produtos esportivos, alimentos e bebidas.


Uma projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) aponta que o período deve movimentar R$ 6,05 bilhões no e-commerce brasileiro. Segundo o levantamento, o número de pedidos online deve ultrapassar os 8,3 milhões -- alta de 3,5% em relação a 2021. O estudo revela que as categorias mais aquecidas este ano serão: telefonia, eletrônicos, informática, eletrodomésticos e eletroportáteis, moda, beleza e saúde.

Os serviços de e-commerce e de carga fracionada da BBM Logística cresceram 20% no segundo trimestre de 2022, no comparativo com o mesmo período do ano passado. E a expectativa para a Black Friday deste ano também é de aumento de demanda. “Esperamos um crescimento de 50% em relação ao mesmo período de 2021, especialmente nos setores de beleza, moda e vestuário”, comenta Hoerde.

O dirigente ressalta ainda uma perspectiva de evolução em nível nacional, mas alinhada ao potencial de consumo de cada região. “As empresas estão cada vez mais conscientes de que a logística é um fator competitivo no e-commerce”, completa. Na carteira de clientes da companhia, estão marcas como Amazon, Via Varejo, Renner, Netshoes, Magazine Luiza, Natura, Grupo O Boticário, entre outras.


Planejamento 
Embora a quantidade de eventos em um período tão curto seja um fator de ânimo para o comércio, o setor logístico precisa se preparar com antecedência. “Na BBM, a dedicação de todos os times envolvidos do início ao fim do planejamento para esses grandes eventos do ano, junto com nossos clientes, é fundamental para atendermos a demanda com uma equipe alinhada, permitindo que todos os processos ocorram com eficiência e que os produtos sejam entregues dentro do prazo”, reforça Hoerde.

O grupo BBM, por meio da Diálogo Logística, oferece uma rede inteligente de entregas de pequenas encomendas de até 10kg e um sistema online de acompanhamento, além de receber cerca de 70 mil pedidos por dia com uma cobertura de aproximadamente 2 mil municípios distribuídos em 12 estados do Brasil. A empresa atua de forma integrada em todas as etapas do processo: desde o momento em que o pedido é gerado pelo sistema, até a entrega para o consumidor final, passando pela coleta, transferência, tanto nacional, interestadual e entrega urbana, e rastreamento.

FONTE: Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA