Facchini

Randon New R

PRF flagra 579 toneladas de excesso de peso na BR-316/MA

PRF/Divulgação

Quantia expressiva de excesso de carga foi constatada ao longo de oito dias da Operação Temática Regional de Pesos e Dimensões, promovida pela PRF no Maranhão

Google News
Com o objetivo de garantir a segurança viária e pública, combater crimes ambientais e contribuir para a preservação do patrimônio público, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou entre os dias 21 a 28 de setembro, a I Operação Temática Regional de Pesos e Dimensões no Maranhão.

Ao longo dos oito dias da ação de fiscalização que se concentrou no trecho da BR-316 que corta o município de Santa Inês (MA), os policiais rodoviários federais flagraram um total de cerca de 579 toneladas de excesso de peso em veículos de carga.


Ainda segundo a corporação, os agentes autuaram 33 veículos por transporte de produtos perigosos, recuperaram um veículo com ocorrência de roubo/furto e detiveram nove pessoas. Ao todo, 503 veículos foram fiscalizados e 266 autos de infração foram lavrados após abordagem.

Balanço operacional
127,15 m³ de madeira ilegal
16 Ocorrências Policiais
06 Crimes Contra a Ordem Tributária
07 Crimes Ambientais
01 Mandado de prisão cumprido
104 testes de Alcoolemia realizados


Excesso de carga
Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, devido a redução da vida útil do pavimento, comprometimento da eficiência do sistema de freios e aumento considerável no risco de acidentes graves.

Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.

PRF/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA