Facchini

Randon New R

Mercedes-Benz Actros assegura força e excelente performance para a ASG Motorsport na Copa Truck em Tarumã

Mercedes-Benz/Divulgação

Com 5 vitórias em 12 provas no ano, Wellington Cirino (#6) vai em busca de novos triunfos no circuito gaúcho, visando a liderança da competição

Google News
Os Mercedes-Benz Actros da equipe ASG Motorsport, reconhecidos pela força, excelente performance e alta competitividade nas corridas de caminhão, voltam às pistas da Copa Truck neste próximo fim de semana. O tradicional Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, é o palco da vez, recebendo quatro provas: duas referentes à Etapa 7, no sábado, 17 de setembro; e duas da Etapa 8, no domingo, 18 de setembro.

As disputas de Tarumã serão fundamentais para a definição dos concorrentes ao título da Copa Truck 2022, uma vez que restarão apenas as duas provas da Etapa 9, a última do ano, que serão realizadas no Autódromo de Goiânia (GO), no dia 6 de novembro.

Com 5 vitórias nas 12 provas disputadas este ano e regularidade nas pontuações, Wellington Cirino (#6), da ASG Motorsport, ocupa a segunda posição na Copa Truck, com 188 pontos, apenas 4 atrás do líder. A Mercedes-Benz é a segunda entre as marcas, com 378 pontos, devido também a Roberval Andrade (#15), da ASG Motorsport, que tem duas vitórias em 2022.


Com o Actros, Cirino vem acumulando vitórias e pontuando bastante ao longo do ano, mantendo a ASG Motorsport e a marca Mercedes-Benz sempre na luta pela liderança dessa fantástica competição, que está muito acirrada este ano, o que traz emoção e aguça a paixão da fanática torcida das corridas de pesados”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Seguimos muito confiantes nos pilotos e na ASG Motorsport. E com apoio dos nossos parceiros, reafirmamos nosso otimismo para lutar por esse título e repetir o feito do ano passado”.

A Mercedes-Benz tem longa tradição e uma trajetória vitoriosa nas corridas de caminhão no Brasil. Por isso, participamos e apoiamos a Copa Truck, que reúne a paixão pelos brutos com a adrenalina e a emoção das acirradas disputas entre pilotos e marcas”, afirma Jefferson. “Nesse ambiente esportivo, que reúne muitos fãs, o Actros atinge até 240 km/h nos circuitos e os pilotos podem perceber toda força, performance, robustez, resistência e confiabilidade que são reconhecidos pelos motoristas no dia a dia do transporte de cargas. Portanto, esta competição é uma vitrine muito especial. Além disso, o Actros como Safety Truck destaca ainda mais a imagem de inovação e de avançada tecnologia e segurança do caminhão Mercedes-Benz”.


Uma equipe alinhada com os princípios ESG
Capitaneada por Roberval Andrade (#15), campeão da Copa Truck em 2018, a equipe ASG conta com Wellington Cirino (#6), Jaidson Zini (#25), Glauco Barros (#43) e Daniel Kelemen (#45). Glauco e Daniel disputam a Super Truck, categoria dos iniciantes na competição.

“Além do excelente desempenho dos nossos pilotos nas pistas e do trabalho da equipe nos boxes, quero destacar o compromisso da ASG Motorsport de levar para a Copa Truck os princípios ESG de compatibilidade ambiental, responsabilidade social e boa governança na gestão da equipe e nas ações ligadas à competição”, diz Rodrigo Machado, gestor da equipe. “Estamos mais motivados ainda porque a Mercedes-Benz, nosso parceiro, também utiliza esses conceitos em seu dia a dia. Assim, atuamos juntos para um mundo mais sustentável”.

Entre as marcas ligadas à Mercedes-Benz que patrocinam Roberval Andrade e Wellington Cirino estão o FleetBoard, Peças Genuínas, RENOV, Alliance, Mercedes Club, Movimento “A Voz Delas” e SelecTrucks, além do Consórcio Mercedes-Benz.

A parceria da Mercedes-Benz com a ASG envolve o fornecimento de peças ao longo do ano e apoio da Engenharia da Empresa na parametrização dos motores de acordo com cada etapa e pista.

Na Copa Truck 2022, a Mercedes-Benz também apoia, individualmente, o piloto Danilo Dirani (#28), da PP Motorsport, por meio do fornecimento de peças.

Actros despeja potência de 1.250 cavalos nas pistas da Copa Truck
A elevada potência de 1.250 cv a 3.500 rpm do motor Mercedes-Benz do Actros nas pistas da Copa Truck é quase três vezes maior em relação a um caminhão de série utilizado no transporte de carga. O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro frente aos modelos dos clientes. Dessa forma, o Actros despeja muita potência para obter altas velocidades nas pistas dos autódromos, que chegam a mais de 200 km/h, e utiliza o alto torque para ultrapassagens e retomadas, o que é essencial para os pilotos da Copa Truck.


Pelo terceiro ano consecutivo, Actros é o Safety Truck da competição
Pelo terceiro ano consecutivo, o Mercedes-Benz Actros é o Safety Truck da Copa Truck. Este inovador extrapesado da Mercedes-Benz se destaca no Brasil por avançadas tecnologias de segurança ativa que são de série, evitam acidentes e protegem vidas, como o Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5 – único do mercado que identifica veículos, pedestres e objetos à sua frente e freia sozinho, caso o motorista não tome a ação necessária), o de Ponto Cego, o de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade ESP. O modelo ainda oferece Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem. 

O Actros é pioneiro no mercado brasileiro ao inovar com o MirrorCam, disponível opcionalmente para os clientes. Trata-se de um sistema de câmeras digitais que substitui os espelhos retrovisores convencionais do caminhão, trazendo ainda mais segurança nas estradas e nas manobras, tanto nas vias quanto nos pátios das empresas e das centrais de logística.


Transmissão em TV aberta e por assinatura e nas redes sociais
As duas provas da 7ª etapa e as duas da 8ª etapa, em Tarumã, serão transmitidas pela Band na TV aberta e pelo SporTV nos canais por assinatura. Os fãs das corridas de caminhões também podem acessar as redes sociais oficiais da Copa Truck no YouTube e no Facebook.

Sábado (17 de setembro)
15h05 – Largada para as duas corridas da Etapa 7 (apenas SporTV)

Domingo (18 de setembro)
13h35 – Resumo da Etapa 7 (apenas Band)
14h00 – Largada para as duas corridas da Etapa 8 (Band e SporTV)

FONTE: Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA