Facchini

Randon New R

Das pistas para as ruas: eixos Meritor não param de evoluir

Meritor/Divulgação
Google News 
Presente em mais de 50% dos caminhões preparados que integram o grid de largada da Copa Truck, o maior campeonato sul-americano de caminhões preparados para corridas, a Meritor Brasil, líder na fabricação de eixos e sistemas de drivetrain, completa 12 anos de presença nesta disputa e celebra grandes contribuições para tornar essa competição ainda mais acirrada e emocionante. 

De acordo com Fernando Martinez, engenheiro Especialista do Produto da Meritor Brasil e responsável pelos projetos dos caminhões, “as ações da Meritor nesta competição vão além do suporte de engenharia e produto, desde o cardan até a roda. Construímos os eixos exclusivamente para os caminhões da Copa Truck”, complementa. 
 
O engenheiro conta que ao longo destes 12 anos de presença neste campeonato de disputa entre caminhões, a Meritor Brasil contribuiu com melhorias significativas, incluindo a remoção de mais de 100 quilos desde o início da participação até o atual projeto destes veículos, ganhos que podem definir a primeira colocação. “Iniciamos com uma parceria tímida, apenas com uma equipe e hoje temos participação em quase todas que disputam o campeonato”.
 

A Meritor favorece e contribui para a disputa, tornando os veículos mais leves, ágeis e mais seguros, melhorando a performance, além de realizar um trabalho preventivo, eliminando as ocorrências de quebra nos sistemas dos caminhões “Desenvolvemos carcaças especiais, diferenciais menores e mais compactos, semieixos e extremidades mais leves e cardans mais robustos, trazendo para as pistas o nosso conhecimento, além de reter muito  aprendizado com a categoria. 
 
Durante este tempo desenvolvemos novos produtos testando-os em conjunto nas pistas e treinos, tais como cruzetas e rolamentos que hoje são usados nos caminhões de todo o Brasil. Estamos sempre presente acompanhando as condições das peças, lubrificação, tempo de uso, entre outras atividades”, completa Martinez. 
 
O trabalho minucioso antes, durante e após cada etapa inclui abertura e avaliação de todo o sistema de eixo, quando necessário, preocupação com o prazo dentro do trabalho preventivo que só foi adquirido durante estes longos anos e o envio de peças de reposição Meritor para treinos e corridas: lubrificantes, cardans completos, cruzetas, semieixos, rolamentos para os eixos traseiros e dianteiros e todos os pequenos componentes.
 

A Meritor Brasil tem contribuído muito na performance dos caminhões, oferecendo ideias e criando soluções junto às equipes, não só quando se trata de eixo, mas também em outros sistemas como tração, design de peças e aerodinâmica, melhorando o equilíbrio, a segurança e qualidade.
 
Para a Meritor, a Copa Truck é sempre um grande laboratório, a exemplo dos óleos lubrificantes multiviscosos de alta performance para quaisquer diferenciais, desenvolvidos, testados e aprovados para suportar altos giros, temperatura e pressões extremas das operações nesta competição; hoje é comercializado pela empresa nas versões sintético e mineral no mercado de reposição. 
 
O lubrificante e rolamentos são exemplos que nos ajudam a garantir que o vai dar certo nas ruas pois respondem nas pistas. A Copa Truck é um termômetro legítimo da qualidade de nossas peças, onde os testes são severos e extremos”, finaliza Fernando Martinez. 

FONTE: Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA