5 dicas para prolongar a vida útil da lona de caminhão

Cipatex/Divulgação
Google News 
Na hora de escolher a lona de caminhão é importante levar em conta diversos fatores, como qualidade, tipo de material utilizado na confecção da cobertura e tamanho adequado para cobrir a carroceria. Apesar de tais aspectos contribuírem para a durabilidade da proteção, alguns cuidados devem ser tomados para evitar o seu desgaste precoce. A Cipatex®, fabricante de lonas “Toda Carga”, preparou cinco dicas para prolongar a vida útil do item.


1- Evite pontas soltas
A instalação adequada da cobertura é essencial para o transporte seguro da carga. Transitar com a lona solta na parte traseira ou dianteira do caminhão tende a danificar o material. Forçar ou esticar a proteção em apenas um lado pode causar deformação. A fixação correta não é apenas importante para preservar a peça, ela também ajuda a diminuir os riscos de acidentes, multas e o derramamento de carga em via pública.

2- Reveze a posição
Fazer o rodízio da lona, passando a parte traseira para frente de forma regular pode preservá-la por mais tempo. A medida evita que a ação do sol, do frio e da chuva não danifique apenas uma região, o que equilibra o desgaste. Vale lembrar que o revezamento da lona Toda Carga só pode ser feito da traseira para dianteira e não da parte inferior para cima, já que o verso e a face do material recebem acabamentos diferentes para facilitar o manuseio e limpeza.


3- Cuidado com superfícies ásperas e objetos cortantes
O contato com objetos cortantes, perfurantes e pontiagudos pode gerar desgastes e rasgos. Também é preciso tomar cuidado para não arrastar a lona sobre superfícies ásperas e imperfeitas.

4- Lavagem correta
O uso de produtos químicos na limpeza da lona pode agredir, ressecar e corroer o material. O mais indicado é lavar com água e sabão neutro, podendo ser utilizado um pano ou esponja macia. Solventes e escovas de aço devem ser evitados. 

5- Armazenamento adequado
Seja de PVC ou algodão, não guarde a lona úmida ou molhada, isso pode provocar o aparecimento de mofo que pode comprometer a proteção. O item, quando não usado no caminhão, deve ser armazenado em local coberto, arejado e seco, sem contato com o chão ou paredes úmidas.

FONTE: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários