Facchini

VWCO apresenta nova geração de ônibus Volksbus Euro 6

Linha Volksbus 2023 é composta inicialmente pelos modelos 11.180 S e 17.230 S - Foto: VWCO/Divulgação

Modelos 11.180 S e 17.230 S são os primeiros exemplares da nova linha Volksbus; Motores Euro 6, suspensão pneumática e cockpit reformulado estão entre as novidades

Google News
A Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciou nesta semana uma nova era no transporte de passageiros no Brasil. Durante a Lat.Bus Transpúblico 2022, maior evento de mobilidade urbana da América Latina, a marca revelou ao mercado uma nova geração ônibus Volksbus, composta inicialmente pelos modelos 11.180 S e 17.230 S, os primeiros integrantes da nova família que atendem às normas de emissão de poluentes do Proconve P-8 (equivalente ao Euro 6).

Além de atenderem com precisão as legislações ambientais e as necessidades operacionais do segmento urbano, os novos ônibus Volksbus 2023 também se destacam por uma série de novidades relacionadas ao trem de força, segurança, tecnologia e conforto. 


Trem de força
O Volksbus 11.180 S estreia trazendo consigo motor Cummins ISF 3.8L de 175 cv e tecnologia SCR, combinado com transmissão manual de 6 velocidades. Destaca-se ainda a presença de novos eixos e entre-eixos que variam de 4 a 5,5 metros, podendo atender operações de fretamento com capacidade para até 38 passageiros.

Já o Volksbus 17.230 S chega ao mercado contando com MAN D08 34 de 225 cv e tecnologia SCR, combinado com opções de transmissão automática ou manual, podendo entregar uma redução de até 10% no consumo de combustível.

Volksbus 17.230 S conta com MAN D08 34 de 225 cv e opções de transmissão manual ou automática - Foto: VWCO/Divulgação


Segurança e tecnologia
Os novos ônibus urbanos Volksbus também não deixam a desejar quando o assunto é segurança e alta tecnologia embarcada. Prova disso é a presença de controle de estabilidade (ESC), tecnologia que evita derrapagens e diminui riscos de perda do controle da direção; assistente de partida em rampa (HSA), inclusive em versões com transmissão manual; e bloqueio de partida com portas abertas, recurso que também impede que sejam abertas em movimento.

Conforto 
A nova geração Volksbus também estreia trazendo consigo uma série de novidades e atributos que priorizam o conforto do motorista e dos passageiros. Pensando no condutor, o cockpit agora conta com painel de instrumentos com melhor ângulo de visão e funcionalidades exclusivas, volante remodelado e a alavanca de marchas reposicionada no painel.

Já o conforto dos passageiros é assegurado em ambos os modelos principalmente pela presença da suspensão pneumática.

Volksbus 11.180 é oferecido com opções de entre-eixos que variam de 4 a 5,5 metros - Foto: VWCO/Divulgação


Versão Prime
Sucesso na linha de caminhões da marca, o conceito Prime agora também chega ao portfólio de ônibus Volksbus. Disponível inicialmente para a versão de 17 toneladas, a configuração agrega todos os avanços tecnológicos e opcionais premium da linha em um chassi com 256 cv de seis cilindros, transmissão automática e suspensão pneumática.

Linha rodoviária
As novidades da VWCO para o mercado brasileiro de ônibus não se resumem apenas aos dois novos exemplares apresentados na Lat.Bus Transpúblico 2022. A montadora também antecipou que em breve apresentará ao mercado uma linha completa de ônibus rodoviários.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA