Facchini

Kamaz apresenta caminhão de mineração sem cabine e 100% autônomo

Kamaz/Divulgação

Gigante russo de 8 metros de comprimento e 3 metros de altura conta com tração 4x4 e capacidade para transportar até 30 toneladas de carga líquida

Google News
Nem só de caminhões militares vive a fabricante russa, Kamaz. Prova disso é a mais recente novidade da marca, uma caminhão sem cabine e 100% autônomo, desenvolvido exclusivamente para operações no segmento de mineração.

Batizado de Jupiter 30, o novo conceito é resultado de um trabalho detalhado do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da KAMAZ PTC em parceria com especialistas da Bauman University (BMSTU) em um projeto que tem como principal objetivo, desenvolver soluções híbridas e autônomas para a indústria de mineração da Federação Russa. A expectativa da fabricante é de que o modelo substitua os tradicionais caminhões de mineração tripulados, especialmente em áreas perigosas e com baixas temperaturas.

O Jupiter foi inicialmente projetado como um veículo autônomo para operações em pedreiras. Foi equipado com todos os dispositivos necessários. Possui câmeras de vídeo especiais à prova de poeira, sujeira, água e vibração, lidars 2D e 3D, sensores de ultrassom, radares. Há também antenas GSM e navegação GPS/GLONASS. Ambos os eixos são direcionáveis, tornando o veículo facilmente manobrável”, destaca Sergey Nazarenko, designer-chefe de veículos inovadores do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da KAMAZ PTC .


Além da tração 4x4, combinada com uma transmissão híbrida de série, o inédito Kamaz Jupiter 30 também conta com sistema de regeneração de energia através do sistema de frenagem e um curioso recurso de operação batizado de "modo shuttle". Segundo a fabricante russa, a funcionalidade permite que o caminhão autônomo opere entre o ponto de carga e descarga sem a necessidade de trocas de marcha ou manobras, otimizando assim o tempo de operação e economizando combustível.

Sob a caixa de carga, o Jupiter 30 conta com um motor KAMAZ de seis cilindros em linha e 11,9 litros, responsável por alimentar um gerador elétrico, responsável por garantir toda a energia necessária para o sistema de tração e carregamento das baterias. Cada eixo conta ainda com um motor elétrico, eliminando assim a necessidade de transmissão. O conceito conta ainda com uma velocidade máxima limitada em 56 km/h.

O novo gigante russo também impressiona pelas dimensões e capacidade de carga. Com 8.769 mm (8,7 metros) de comprimento, 2.709 mm (2,7 metros) de largura e 3.499 mm (3,4 metros) de altura, o Jupiter 30 possui tara de 23 toneladas e capacidade para transportar até 30 toneladas de carga líquida. 


O Júpiter 30 é um veículo totalmente novo e uma estreia global. Este é o primeiro protótipo dos novos caminhões de mineração rígidos KAMAZ da linha Jupiter. Os próximos modelos terão maior carga útil. A empresa irá desenvolvê-los nos próximos anos”, revela Sergey Nazarenko.

Para garantir o atendimento às operações sob condições extremamente severas, a báscula do Jupiter 30 é construída com aço de alta resistência e conta ainda com um sistema de aquecimento, recurso que possibilita a atuação em solos úmidos e até mesmo congelados. Destaca-se ainda uma capacidade volumétrica de 21,5 m³.

Segundo a Kamaz, o Jupiter 30 passará agora por um processo de configuração dos sistemas. Após testes de campo no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de KAMAZ, o caminhão basculante será entregue à holding SDS-Ugol para operações pioneiras na mina a céu aberto de Chernigovets, Kemerovo Oblast.


Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA