Facchini

Volvo anuncia fábrica de baterias para caminhões elétricos na Bélgica

Ilustração demonstrando o posicionamento das baterias em um Volvo FM elétrico
Volvo/Divulgação

Produção está prevista para começar no terceiro trimestre de 2022; atualmente cada caminhão Volvo pode receber até seis baterias com capacidade de 90 kWh cada

Google News
A Volvo Trucks anunciou neste mês, a abertura da primeira fábrica para montagem de baterias da empresa. Localizada em Ghent, Bélgica, a planta produzirá as unidades de energia para os caminhões elétricos pesados da marca.

Este investimento mostra nosso forte compromisso com a eletrificação do transporte. Até 2030, pelo menos 50% de todos os caminhões que vendemos globalmente serão elétricos e, em 2040, seremos uma empresa neutra em carbono", diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Com produção prevista para começar no terceiro trimestre deste ano, a nova unidade industrial será responsável pela montagem das células e módulos da Samsung SDI em baterias feitas sob medida para a linha elétrica pesada da Volvo Trucks, composta pelos modelos Volvo FH, Volvo FM e Volvo FMX.


Com produção de novos modelos 100% elétricos a partir deste ano na Europa, a Volvo Trucks passa a oferecer seis modelos de caminhões elétricos em todo o mundo, cobrindo desde as operações de distribuição urbana e recolhimento de resíduos até o transporte regional e obras de construção civil.

Iniciamos a produção em série de caminhões elétricos já em 2019 e estamos liderando o mercado tanto na Europa quanto na América do Norte. Com o rápido desenvolvimento de redes de recarga e melhorias na tecnologia de baterias, estou convencido de que veremos uma rápida transformação de toda a indústria de caminhões em um futuro muito próximo", destaca Roger Alm.


Vantagens de uma fábrica própria de baterias
Atualmente, cada bateria tem capacidade de 90 kWh e o transportador pode por ter até seis baterias (540 kWh) em um caminhão. O número de baterias depende da necessidade de autonomia específica de cada operação e demandas de carga.

Ao integrar o processo de montagem da bateria em nosso fluxo de produção podemos encurtar o tempo de entrega para nossos clientes e garantir baterias de alto desempenho, ao mesmo tempo em que aumentamos a circularidade", afirma Roger Alm.

As baterias da Volvo Trucks são projetadas para que possam ser remanufaturadas e reutilizadas. Além disso, a própria fábrica é alimentada por energia 100% renovável.

Imagem área da fábrica da Volvo na Bélgica destacando o posicionamento da nova planta de produção de baterias
Volvo/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA